MEIO AMBIENTE

Instituições de Taquara firmam parceria que objetiva a correta separação do lixo doméstico

Prefeitura, Faccat, Rotary Clube e Cooreli desenvolverão ação de conscientização

Quatro instituições de Taquara estão firmando uma parceria para o desenvolvimento de conscientização sobre a correta separação do lixo, tendo em vista que a medida é essencial para o transporte e a disposição adequada dos resíduos. As atividades envolvem a Prefeitura de Taquara, através da Secretaria de Meio Ambiente, as Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), o Rotary Clube e a Cooperativa de Reciclagem e Limpeza (Cooreli). O projeto começa neste sábado (10), na Praça Marechal Deodoro, e continuará sendo realizado na Feira do Livro, de 22 a 24 de novembro.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




Durante a reunião que definiu os últimos detalhes, ocorrida na terça-feira (6), o vice-diretor de extensão e assuntos comunitários da Faccat, Dorneles Sita Fagundes, explicou que a atividade será realizada pelos alunos do curso de Administração de Empresas, da disciplina Tópicos Especiais, que explicarão a maneira mais adequada para separar os resíduos. “O lixo orgânico pode ser reciclado em casa por meio de compostagem ou embalados em sacolas biodegradáveis e enviados aos aterros sanitários. Já os recicláveis devem ser higienizados e embalados em materiais também recicláveis antes de serem encaminhados para a reciclagem”, explicou Fagundes.

Representando o prefeito Tito Livio Jaeger Filho, o vice-prefeito Hélio Cardoso Neto destacou os benefícios proporcionados pela separação do lixo doméstico, que vão muito além da geração de renda, resultando principalmente em melhorias no nosso meio ambiente. “As pessoas precisam tomar conhecimento de que, além de colaborar com a reciclagem dos resíduos sólidos, a correta separação de seu lixo doméstico pode evitar danos significativos ao meio ambiente, além de economizar energia, água e espaço dos aterros e lixões”, explicou o vice-prefeito de Taquara.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A ação de conscientização sobre separação do lixo será realizada neste sábado (10), na Praça Marechal Deodoro, no horário das 8h30min às 11h30min. Também participaram da reunião o secretário Municipal de Meio Ambiente, Sérgio Prates de Moraes, a diretora de Meio Ambiente, Laura Carolina Huff, a representante do Rotary Club de Taquara, Nara Mattos, e Gabriel Morais, estudante de Administração de Empresas e representante dos alunos da Faccat.

Representantes das instituições envolvidas firmaram parceria em reunião na Prefeitura. Divulgação/Cleusa Silva