Instituto Desenvolver forma sua primeira turma em Igrejinha

Curso de Educação Empreendedora foi promovido de julho a setembro.
Turma de formandos e coordenadores do Instituto Desenvolver.
Foto: Divulgação /Natanael Engel

Desenvolvimento pessoal, comunicação, educação financeira, empreendedorismo e inovação. Essas foram as áreas de aprendizagem abordadas no curso de Educação Empreendedora, promovido pelo Instituto Desenvolver nos meses de julho, agosto e setembro. No primeiro dia do Fórum de Debates pelo Desenvolvimento, realizado de 1º a 3 de outubro, aconteceu a formatura dos estudantes que participaram desta primeira turma. Contando com a presença de pais, familiares e dos professores voluntários, a noite foi de emoção! Foram 27 jovens entre 14 e 18 anos, alunos da rede pública municipal e estadual que participaram do projeto pioneiro na região.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Rent(ALL) primeiro colocado – Instituto Desenvolver. Foto: Divulgação / Natanael Engel

Projetos premiados pela Feevale

Com o objetivo de apresentar solução para problemas do dia a dia, os alunos tiveram que criar um projeto, empresa ou serviço. Antecedendo a formatura, sete grupos apresentaram suas criações sendo elas: (re)significar; Looking for a job; ICCN (instruções de como criar um negócio); RentALL; NAVE; Agrifood e Guia Financeiro. Em forma de pitch – uma apresentação direta e curta, com o objetivo de vender a ideia da sua startup para um investidor – eles mostraram suas propostas e foram avaliados por critérios como ideia inovadora, validação da proposta e exploração de mercado, entre outros.

Coube ao júri formado por Gustavo Piardi (Coordenador do Feevale TechPark), Daniel Bagesteiro (Técnico do Projeto de Atendimento Individual do Sebrae ), Tainan Caballero (Co-fundador e desenvolvedor de Negócios na NEW-e) e Roberto Streit de Souza (Gerente da Agência do Sicredi Igrejinha) a missão de escolher os melhores projetos. O primeiro lugar foi conquistado pelo grupo RentALL, que desenvolveu um App para aluguel de itens que ficam mais tempo guardados do que em uso, e recebeu como prémio a pré-incubação na Feevale TechPark. O segundo colocado foi o Agrifood, um App de entregas de produtos da agricultura familiar, e o terceiro ficou com ICCN, que traz instruções de como criar um negócio. Os alunos destes dois projetos carimbaram suas entradas no Pílulas da Inovação, da Universidade Feevale.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Banca avaliadora do Instituto Desenvolver. Divulgação / Natanael Engel

Sobre o Instituto Desenvolver

O Instituto Desenvolver é uma instituição ligada a AJAVI – Associação de Jovens Amigos Voluntários de Igrejinha, fundado em 29 de novembro de 2018, e tem como objetivo promover a educação em áreas fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e social de crianças, jovens e adultos, além de incentivar o espírito inovador e empreendedor, contribuindo para a formação de cidadãos capazes de construir uma sociedade mais desenvolvida, digna e com maiores oportunidades. Tem como presidente, Guto Scherer, como Diretor, Luis Felipe Loro e como Coordenadora Geral, Priscila Maicá.