CUQUEIROS COMEMORAM

Kuchenfest projeta seu retorno ao parque de eventos em 2020

Festa de Rolante encerrou neste domingo (10) com bom público e escolha das soberanas.
Grupo de cuqueiros que atua junto à produção das unidades vendidas em Rolante. Vinicius Linden/Jornal Panorama

O final de semana foi movimentado em Rolante, com a 22 edição da Kuchenfest. O evento aconteceu neste ano na Praça da Matriz, junto à Rua Coberta. Mas, para 2020, a garantia da Prefeitura é de que a festividade retornará ao seu parque de eventos, ainda em reforma por conta da enxurrada que atingiu o município em 2017 e de melhorias que, a partir do incidente, a administração resolveu fazer no local. O saldo da edição de 2019 é considerado positivo pelos organizadores.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O prefeito de Rolante, Régis Zimmer, diz que houve uma boa presença de público nos três dias de realização, menos nos períodos diurnos do sábado, impactados pela chuva. Mas, a venda de cucas foi considerada satisfatória. O chefe do Executivo assegurou que a festa voltará ao parque de eventos no próximo ano, local que está em obras com a construção de um pavilhão, inclusive dotado de camarotes, e a Casa das Cuqueiras. “Esse ano serão concluídas as obras do espaço para poder receber ainda melhor os visitantes”, frisou.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Zimmer enfatiza que a Festa possui uma identificação com a Praça da Matriz, pois começou no Centro, mas identifica o parque como um local importante para a recepção ao público. A inauguração das obras, adiantou, será feita junto à próxima festa. O prefeito ainda enfatizou que Rolante tem investido no turismo e, por isso, a cuca é um mote que propicia uma identificação ao município. Zimmer ainda acrescentou, atualmente, o cicloturismo como uma fonte de atração de visitantes a Rolante.

Presidente da Associação de Cuqueiros de Rolante (Ascur), Alexandra Marques comemora a informação de que haverá a instalação junto ao Parque de Evntos, pois o local atual, segundo ela, é improvisado. Mesmo assim, o grupo de rolantenses que “coloca a mão na massa” para preparar as cinco mil cucas vendidas no evento é organizado, se divide em grupos, cada um com uma tarefa, para suprir a demanda. Para tanto, conta com a estrutura da Casa da Colônia, que funciona junto ao local.

Alexandra disse que a expectativa para o evento deste ano foi superada, com boa comercialização, que, inclusive, começou ainda no decorrer da semana passada. A presidente disse que o grupo voluntário atua o ano todo com a preparação das cucas, na Casa da Colônia. Além disso, possui toda uma organização para padronização de receitas, que podem ser sugeridas por todos os integrantes, mas que passam por análise coletiva visando a assegurar o padrão de qualidade das cucas rolantenses.

Junto aos fornos, outro grupo de cuqueiros “põe a mão na massa” para assegurar o produto mote da festa. Vinicius Linden/Jornal Panorama

Soberanas de 2020

No encerramento da Kuchenfest, na noite deste domingo, foi divulgado o resultado do concurso de escolha das soberanas para a próxima edição do evento, em 2020. Júlia Ranft foi eleita rainha, tendo como princesas Camila Volff e Bianca Soares.

Nova corte da Kuchenfest eleita na noite deste domingo (10). Divulgação