CULTURA

Lançado em Taquara o Mapa Cultural para o cadastramento de agentes, espaços e eventos culturais

Cadastro pela internet buscará mapear agentes, espaços culturais e eventos culturais.
Representantes do Executivo e do Conselho destacaram a importância do mapeamento cultural de Taquara. Divulgação/Magda Rabie

Começa a ser feito em Taquara o mapeamento cultural de agentes, eventos e espaços culturais. Através de uma plataforma digital, qualquer pessoa ligada à cultura pode se cadastrar informando a sua área de atuação, o espaço destinado ou o evento promovido. O lançamento do Mapa Cultural de Taquara ocorreu na noite desta terça-feira (9) na sala multiuso do Serviço Social do Comércio (Sesc), sendo uma realização da Prefeitura de Taquara, através da Diretoria de Cultura e do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC).


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




O Mapa Cultural de Taquara é um espaço colaborativo de mapeamento para integrar e dar visibilidade para agentes, espaços e eventos culturais. Será a principal base de informações e indicadores do Conselho Municipal de Políticas Culturais e da Diretoria Municipal de Cultura para a construção do Plano Municipal de Cultura do Município. Abrangerá as principais categorias incluídas no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC). O Mapa Cultural de Taquara está disponível para o cadastramento em três categorias: agentes, espaços culturais e eventos culturais. O processo de como fazer o cadastramento foi passado aos presentes pela colaboradora do CMPC, Vanessa Sanches, que explicou o passo a passo.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Presente ao lançamento, o prefeito Tito Livio Jaeger Filho destacou que Taquara vive um novo momento cultural. “O trabalho diferenciado efetuado pelo Departamento de Cultura tem ajudado muito o crescimento do segmento em nosso município, com o engajamento das entidades, instituições e artistas. Realmente, é assim que se constrói alguma coisa, infelizmente, não conseguimos salvar a cultura somente com os nossos recursos, mas podemos conquistar recursos de fora. O Mapa Cultural é um sistema muito valioso e viável, e dependerá do esforço de cada um de nós”, afirma Tito.

“Este é um marco do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Taquara. É uma ação muito relevante nas etapas que temos que cumprir para que o Sistema Municipal de Cultura funcione e para o embasamento do Plano Municipal de Cultura. Um indexador importante que vamos ter em mãos para as ações futuras. Vamos atuar como agentes disseminadores deste projeto, pois quanto mais pessoas engajadas melhor pra todos”, destaca a presidente do CMPC, Fabiane Luiz Oliveira.

O vice-prefeito Hélio Cardoso Neto disse que a cultura precisa de ativismo. “Temos que nos mobilizar, promover ações em prol da cultura, o nosso Sistema Municipal está tendo uma visibilidade muito boa no estado. A Secretaria Estadual de Cultura está nos observando, e estamos adiantados em relação a muitos municípios do Rio Grande do Sul no quesito de organização. Temos que mobilizar mais pessoas e continuar ativos cada dia mais para que de fato possamos articular muitos recursos pra Taquara”, destacou o vice-prefeito.

O diretor de Cultura, Paulo Wagner de Oliveira, salienta que o projeto vem sendo construindo há muito tempo. “É um processo de conscientização de todos, pois a cultura não acontece sozinha. Temos muitas pessoas envolvidas em cultura em Taquara, muitos espaços para eventos culturais, e muitos eventos acontecendo. Temos que trabalhar para que todos tenham espaço para mostrar a sua arte, isto é diversidade”, menciona Oliveira.

➡️ COMO SE CADASTRAR?

Para se cadastrar e integrar o Mapa Cultural de Taquara, os interessados devem acessar os endereços eletrônicos dispostos abaixo, de acordo com a sua categoria, e preencher o formulário:

🔗 Agentes
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe5RF6gQN5zjDEVK1qnGEGvmT4iPAu5b9c9mDiFe062NKEvdA/viewform

🔗 Eventos Culturais

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdxp_9mJE_1m6oHpPcgcC8j6y8M-NnsjDAvKtYrDdR0BXH5Xw/viewform

🔗 Espaços Culturais

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfRJEr98NOO5tN7xWBSJspORlLmN4IH52rxlmfbdVtd5WVPxA/viewform

Evento contou com a representação de entidades e associações taquarenses. Divulgação/Magda Rabie