Temperatura agora:   25.0 °C   [+]

Líderes do comércio enfatizam importância do consumo nas lojas locais

A importância de os consumidores locais estarem atentos e comprarem nas lojas do comércio de sua própria região foi tema de um debate, na manhã desta quinta-feira (14), na Rádio Taquara e Jornal Panorama. A proposta contou com a participação de líderes do Sindilojas Vale do Paranhana e lojistas, que falaram sobre os desafios do momento e a importância de os comerciantes estarem focados em perceber as mudanças do mercado provocadas pela pandemia do novo coronavírus, que modificará as relações de consumo.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




Luciano Herzog, vice-presidente do Sindilojas, enfatizou que as compras no comércio local fazem a roda da economia se movimentar. Ressaltou que essa movimentação é essencial para gerar renda local, e com isso as pessoas terem acesso ao consumo. Enfatizou, ainda, o papel dos governos, federal e estadual, no sentido de assegurar as liberdades, permitindo que as pessoas consigam ter oportunidade de acessar os estabelecimentos. Neste sentido, elogiou a postura de prefeitos, como o caso de Taquara, que, em alguns momentos, se colocou contrário a decretos expedidos pelo governo estadual, movimentos que, na avaliação de Herzog, buscam assegurar a liberdade dos cidadãos.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fabiane Luiz Oliveira, gerente do Sesc de Taquara, e seus colegas comerciantes, enfatizaram que os comerciantes precisarão estar atentos às mudanças de consumo. Reforçou, por exemplo, que o cidadão estará, após essa pandemia, muito mais ligado em tecnologias e, por isso, as empresas precisam ter canais digitais fortes de relacionamento. Explicou o fato do próprio Sesc ter se adaptado às mudanças e tomado medicas para atender os seus consumidores em novos formatos.

Amanda Santos, da Madeireira Guarujá, comentou sobre as relações do comércio de Parobé com o poder público, enfatizando que a prefeitura tem se mostrado parceira em campanhas e iniciativas locais de fomento à atividade. O Sindilojas Vale do Paranhana está reforçando sua campanha de consumo no comércio local divulgando orientações sobre a importância disso para a comunidade. E conta com o apoio das administrações municipais, naquilo que for possível, no sentido de conscientizar a população sobre a valorização da economia local, que gera empregos, renda e, também, arrecadação nas próprias comunidades. Ainda participaram do debate a executiva do Sindilojas, Sônia Bohnen, e o diretor da RedLar, Almensor Fernandes.

Assista a íntegra do debate: