Marketing digital: o que é, como fazer e suas vantagens

O Marketing Digital é o conceito que norteia a atuação de uma empresa na web. As técnicas geram informação útil, além de construir diálogos e transformá-los em resultados.

Se a internet faz parte do dia a dia da população, o empreendedorismo digital a aceita como ferramenta. E motivos para isso não faltam.

Entenda que garantir a presença online é abrir novos caminhos para que os clientes cheguem a marca. Estar fora do mundo digital é um grande perigo, já que a concorrência investe em peso na web. Descubra mais sobre Marketing Digital: O que é, como fazer e suas vantagens. 

O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital é um conjunto de estratégias de comunicação para divulgar marcas e serviços (ou produtos). Sua importância se dá para pequenas e grandes empresas, podendo ser comprovada através dos lucros admitidos. Como o próprio conceito diz, as estratégias são indispensáveis. Assim como um planejamento que vislumbra metas, se propondo a utilizar os mecanismos necessários para elevar o potencial da marca.

É válido lembrar que os dados da própria web desenvolvem o planejamento de Marketing Digital. Reflita que o consumidor pesquisa antes de comprar produtos. Busca referências em sites de busca. Sabe quando você procura uma informação e se encaminha ao Google? Seu cliente faz exatamente o mesmo trajeto. 

E é aí que o Marketing Digital faz toda diferença. Quando efetivado com inteligência, traz nova realidade sobre o ranqueamento nas páginas dos buscadores. Onde o possível cliente se abastece com informações; e não vê necessidade de olhar outros resultados. Inclusive, há favorecimento dos demais canais digitais, onde irá procurar ainda mais informação. No site, blog, redes sociais e etc. 

Quanto maior for o tráfego nas plataformas digitais da empresa, melhor fica o posicionamento. Conquistando mais visitas e interesses nos serviços e produtos. 

Como fazer Marketing Digital?

Entender que o Marketing Digital é o caminho para alta performance online não é difícil. Contudo, a execução das estratégias pode ser um tanto complicado para profissionais que não dominam o assunto. Eis o motivo de muitos empreendedores investirem em uma agência de Marketing Digital. Pois, sua equipe possui estratégias mais qualificadas para render resultados esperados. Montam uma verdadeira “força tarefa” para traçar ações de modo decisivo.

Esmiuçamos as principais estratégias para fazer Marketing Digital. Confira!

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é peça-chave no planejamento inicial, representa a produção de material acessível ao público. O que ele quer encontrar na web? Temas que sejam úteis para sua rotina. Informações que, além de serem relevantes, são inovadoras, capacitantes. Atraem, nutrem e levam de forma direta ou indireta aos serviços da empresa. Veja o exemplo:

  • Marcas de biquíni podem produzir conteúdos sobre: moda verão; como aproveitar dias de sol; como se proteger e etc.

As palavras-chave regem os conteúdos de maneira simples e direta. A cativar seu público com a possibilidade de adquirir seus produtos, para solucionar questões necessárias.

SEO

O SEO é a ferramenta mais poderosa em termos de sites buscadores. Pois trata-se de posicionar seu site no topo, nas primeiras posições do Google, Bing e etc. A sigla significa “Search Engine Optimization”, otimização do motor de busca. Melhor posicionamento.

Assim como no Marketing de Conteúdo, as palavras-chave se constituem a melhor técnica para o SEO. Ou seja, os conteúdos devem apresentar as palavras mais utilizadas pelo segmento. Termos que os clientes utilizam ao pesquisar informações sobre certos assuntos. São elas que guiam o cliente ao encontro do seu negócio. Além de fortalecer a autoridade da marca. 

Redes Sociais

As redes sociais fazem parte da rotina de quase todas as pessoas ao redor do mundo. Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, e etc. Uma marca que busca consolidação, visa o aumento da rede de clientes, não é mesmo? E não há melhor lugar para isso do que as redes sociais.

Além de conseguir interagir com o público, é possível gerar engajamento e ter feedback em tempo real.

Email Marketing

Você já parou para pensar que praticamente todas as pessoas tem um endereço de email? Para fazer compras online, é preciso ter um. Para contatar empresas de serviços diários, é preciso ter um. As redes sociais também não ficam de fora, é preciso ter um email para acessá-las!

O Email Marketing oportuniza que sua empresa dialogue diretamente com o cliente pela sua caixa de entrada. Se a empresa o tem na rede de clientes cadastrados, significa que já conhece sua marca e os produtos. O que potencializa ainda mais as chances de negócio. A comodidade e a praticidade para o consumidor se revela em dicas e descontos exclusivos no próprio email. Com isso, maiores resultados são gerados.

Links Patrocinados

Os links patrocinados são aqueles anúncios presentes na tela do consumidor ao navegar pela internet. E se aparecem para ele, significa que tem interesse no produto ou serviço em questão. Pois em algum momento já pesquisou sobre. Desde então, produtos relacionados figuram nas páginas por onde passar.

O investimento na ferramenta gera altíssimo poder de retorno lucrativo, além de novos leads.

Vantagens do Marketing Digital

Aqui vai uma listinha com as principais vantagens do Marketing Digital:

  • Interatividade com o público (engajamento);
  • Novas chances de venda e fidelização;
  • Custo mais baixo do que o marketing offline;
  • Segmentação do público (melhor direcionamento das campanhas);
  • Oportunidade de análises e mensuração;
  • Garantia de autoridade da marca e influência no mercado.

Texto por Sinnapse Marketing