Morre Dona Leda, proprietária da Sorveteria Rei de Taquara

Velório e sepultamento ocorrerão nesta terça-feira (23).
Dona Leda: um ícone de Taquara se despede aos 94 anos. Especial/Mariana Halmel

Taquara se despede, nesta segunda-feira (22), de uma das pessoas que mais marcou a trajetória de toda a comunidade. Morreu, aos 94 anos, Leda Ritter Faedrich, dona Leda (foto acima), proprietária da Sorveteria Rei. O estabelecimento funciona na rua Bento Gonçalves, há 59 anos. Segundo as informações de integrantes da família, o velório ocorrerá a partir das 8 horas desta terça-feira (23), na capela A. O sepultamento será às 14 horas, no Cemitério Municipal.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Atenciosa no dia a dia da sorveteria e cuidadosa com a preparação dos produtos, Dona Leda imprimiu uma marca de qualidade e amizade com todos na condução do estabelecimento. A inauguração foi em janeiro de 1960. Em 2016, ao comemorar mais de cinco décadas, Leda disse ao Jornal Panorama que o feito alcançado foi “prova de que consegui atingir a meta que me propus: trabalhar com capricho, limpeza, honestidade, produtos de primeira qualidade e bom atendimento”.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


“Taquara é a cidade do meu coração! Tive uma juventude muito boa. Mais tarde fui acolhida com meu trabalho”, disse, na mesma entrevista ao Panorama, emocionada e desejando que iniciativas coletivas em prol da melhoria do município fossem retomadas. Com a Sorveteria Rei, Dona Leda levou o nome de Taquara a diversos veículos de mídia do estado. Sempre ressaltando o trabalho cuidadoso com os sorvetes e, principalmente, as amizades formadas a partir do local que Dona Leda tanto cuidou para a comunidade.

Luto oficial

O prefeito de Taquara, Tito Lívio Jaeger Filho, confirmou, na manhã desta terça-feira (23), que assinará ainda durante o dia um decreto de luto oficial no município pelo período de três dias. A medida ocorre em virtude do falecimento de Dona Leda. O texto assinado por Tito considera “a brilhante taquarense a qual foi Dona Leda, sempre amante de nossa cidade”. Destaca que foi uma das comerciantes mais antigas do município e o fato de “ter sido uma pessoa tão importante para o desenvolvimento de Taquara, sempre preocupada em oferecer o melhor serviço, o melhor atendimento, o melhor espaço para os clientes, e o melhor sorvete já provado por todos”.

Relembre documentário produzido pela jornalista Mariana Halmel e colegas sobre “O Melhor Sorvete do Mundo”.