Morre o advogado e ex-vereador de Taquara Fabiano Tacachi Matte

Político foi encontrado morto em sua residência na noite deste sábado (13); confira repercussão.

Morreu, na noite deste sábado (13), o advogado e ex-vereador de Taquara Fabiano Tacachi Matte (foto acima), aos 40 anos. Segundo informações, ele foi encontrado morto em sua residência, por volta de 22 horas. As causas da morte serão apuradas pela Polícia Civil. Por meio do Facebook, o irmão de Fabiano, Fábio Matte, disse que o velório ocorrerá a partir das 19 horas deste domingo (14), na capela A, e o sepultamento será às 10 horas desta segunda-feira (15) no cemitério do bairro Santa Rosa. Fábio ainda agradeceu as mensagens de condolências encaminhadas à família.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




Matte foi vereador em Taquara de 2009 a 2012. No pleito de 2008, quando concorreu pelo PMDB, foi o mais votado na disputa à Câmara, com 1.799 votos. Esta somatória, naquele pleito, também foi a maior votação obtida por um candidato no Vale do Paranhana, resultado que levou Fabiano à presidência do Legislativo taquarense em 2009. Em dezembro de 2009, Matte chegou a ocupar o cargo de prefeito em exercício de Taquara, durante cinco dias, em férias que foram tiradas pelo ex-prefeito Délcio Hugentobler e a ex-vice-prefeita Michelle Franck Sápiras, ambos do PDT.

No ano de 2012, Fabiano concorreu a prefeito de Taquara, desta vez pelo Partido Progressista, e ficou em terceiro lugar na disputa, com 8.076 votos. Em 2016, tentou novamente o cargo de prefeito, concorrendo pelo PSDB, ficando em segundo lugar, com a marca de 6.594 votos. Matte, atualmente, ocupava a presidência do PSDB em Taquara e era apontado como um dos pré-candidatos da sigla à prefeitura em 2020, entre outros nomes.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Casado, ele possuía uma filha com sua atual esposa. Sua última postagem na rede social Facebook foi na noite deste sábado (13), por volta de 19h50min, quando detalhou a presença na posse da nova diretoria do Rotaract Clube de Taquara. Na manhã deste sábado, Fabiano relembrou uma foto de 2016 sobre o nascimento de sua filha e postou: “É sempre bom relembrar os momentos lindos de nossa vida. Vida curta e efêmera; reconhecimento de nossa pequenez diante de um universo tão grande.”

Repercussão:

Cibele Fernandes da Costa, esposa:
“E agora? Quem vai planejar as viagens? Quem vai dar banho na Yumi? Quem vai fazer as comidinhas boas pra janta, me presentear com livros, me incentivar no mestrado? Quem vai rir comigo? E o braço pra eu dormir? E agora…? O que eu vou fazer quando a Yumi chamar pelo papai? Já sentindo falta do teu cheiro… Que os anjos de luz te recebam meu amor…”

Luiz Felipe Luz Lehnen, vereador de Taquara e candidato a vice-prefeito na chapa de Fabiano em 2012:
“E o meu irmão e parceiro se foi, deixando aos seus próximos o compromisso de seguir o trabalho e colocar em prática tudo aquilo que acreditava. Fé em Deus sempre. Difícil encontrar palavras para expressar meus sentimentos”.

Paulo Maia, empresário e candidato a vice-prefeito na chapa de Fabiano em 2016:
“Com grande pesar recebemos a triste notícia do falecimento do nosso grande amigo Fabiano Tacachi Matte. Grande pessoa, cidadão e parceiro, deixara grandes lembranças e memórias. Nossos sentimentos à família. Que Deus o acolha.”

Tito Lívio Jaeger Filho, prefeito de Taquara:
“Sentidos pêsames. Nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos do ex-vereador e advogado Fabiano Tacachi Matte. Que nosso querido Deus o receba com toda a sua misericórdia e conforte a todos”.

PSDB de Taquara, em nota de pesar:
“É com profundo pesar e tristeza que o Partido da Social Democracia Brasileira de Taquara comunica o falecimento de nosso presidente municipal, ex-vereador e advogado Dr. Fabiano Tacachi Matte, ocorrido na noite de ontem. Solidarizamos com a dor da perda que aflige a família e oramos a Deus para que conforte seus corações e alivie o seu sofrimento. (…) Que Deus o receba em Sua Santa Paz”.

Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Taquara, em nota:
“Com pesar, a Oab Taquara comunica o falecimento do advogado Fabiano Tacachi Matte, com 40 anos, ocorrido ontem, dia 13.7.2019. O corpo está sendo velado desde as 19h do dia de hoje, no Necrotério Municipal de Taquara. O sepultamento ocorrerá amanhã, às 10h, no cemitério do bairro Santa Rosa. Dr. Fabiano Tacachi Matte, OAB/RS 67.432, foi vereador em Taquara, e um respeitado advogado, pela sua atuação competente e dedicada. A advocacia está enlutada, e os colegas do Dr. Fabiano registram votos de muito carinho e pesar pelo seu prematuro falecimento. Descanse em paz!”

PSB de Taquara, em nota de pesar:
“É com profunda consternação que tomamos conhecimento da morte precoce do advogado e ex-vereador Fabiano Tacachi Matte. Neste momento de profunda tristeza nos solidarizamos com a família enlutada. A sociedade taquarense perde um grande cidadão”.

Democratas de Taquara, em nota de pesar:
“É com extremo pesar que vimos trazer a triste notícia do falecimento de nosso querido amigo Fabiano Tacachi Matte, presidente do PSDB/Taquara e ex-vereador. Ele parte deixando-nos muitas licções de amor, civismo, amizade, profissionalismo, ética e humanidade. Fabiano é daquelas pessoas insubstituíveis, que fará falta não só àqueles que o amam, mas à nossa comunidade toda. Hoje, sem o nosso amigo, o domingo já perdeu o brilho, alegria e cor. Não temos palavras para expressar os nossos sentimentos. Pedimos à Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor. A família Democratas de Taquara está em luto”.

PDT de Taquara, em nota:
“O Partido Democrático Trabalhista – PDT recebe com imensa tristeza e sentimento de profundo pesar a informação do falecimento do ex-vereador e advogado Fabiano Tacachi Matte. Uma pessoa calma, de discurso profundo, sempre foi incisivo, buscando uma visão critica sobre os problemas e suas possíveis soluções. Nós, do PDT de Taquara, mantemos vivos na memória o jovem ativo, estudioso, competente e dedicado. Sentimos a perda dessa pessoa tão especial e somos solidários à família Matte, em especial ao senhor Jorge e a dona Luzia, pela perda física do querido filho. Que o amor de Deus possa conceder o descanso eterno a Fabiano e o conforto necessário aos familiares e a nós, amigos, neste período de dor e angústia. Fica o aprendizado e o legado do nobre.”

Igreja Adventista do Sétimo Dia – Central de Taquara:
“É com muito pesar que informamos o falecimento de Fabiano Tacachi Matte, aos 40 anos, em Taquara. (…) Fabiano era membro da Igreja Adventista desde dezembro de 1998 quando foi batizado pelo pastor Rui Estefani. Advogado conhecido na cidade de Taquara chegou a ser o vereador que recebeu o maior número de votos no Vale do Paranhana. Ele deixa a esposa Cibele, com quem teve a pequena Yumi, a enteada Mariana e sua filha do coração Júlia, filha de sua primeira esposa Gilmara (In Memoriam). Também deixa familiares e amigos.”

Magali Vitorina da Silva, vereadora de Taquara:
“Que notícia triste. Ex-vereador, foi candidato a prefeito, advogado, enfim, um ser humano muito querido. Que Deus, pelo seu infinito amor, possa confortar os corações de toda a família enlutada”.

Guido Mário Prass Filho, vereador de Taquara:
“Muito triste com o acontecimento, que Deus conforte a todos. Era um grande amigo”.

Mônica Facio, vereadora de Taquara:
“A vida é feita de momentos e pessoas. Deixo meu profundo sentimento aos familiares do ex-vereador Fabiano Matte e meu abraço amigo e afetuoso à Cibele Fernandes da Costa, pessoa que gosto e admiro muito”.

Régis Souza, vereador de Taquara:
“À família, familiares e amigos do Fabiano (in memorian) ex-vereador, nobre advogado, renomado homem público, meus sinceros sentimentos, deixo dito que: ‘Quando o amor é forte nenhum adeus é eterno’. Régis Souza e família.”

Marizete Pinheiro, vice-prefeita de Parobé:
“Como eu queria que isso não fosse verdade, coração partido, meu amigo querido”.

Carlos Alberto Pimentel, médico e ex-vice-prefeito de Taquara:
“Morte do Fabiano. Perco um amigo político. O céu ganha um exemplo de homem, de dignidade. Todos nós taquarenses perdemos muito. Nossos doloridos sentimentos.”

Carlos Freitas, secretário de Segurança, Defesa Civil, Cidadania e Mobilidade Urbana de Parobé:
“Que triste isso. O Tacachi é uma pessoa admirável. Deus o receba e conforte seus familiares”.

Nelsi Lázaro, ex-vice-prefeita de Parobé:
“Meus sentimentos aos familiares, força e que Deus os conforte”.

Alan Martins, presidente do PDT de Taquara
“A advocacia, a cidade, a política, todos estão de luto pela perda dessa grande pessoa. Que Deus te receba meu querido amigo! E que possa dar o conforto à sua família.”

Paulo Wagner de Oliveira, diretor de Cultura de Taquara:
“Quero em meu nome e do Departamento de Cultura de Taquara, externar minha solidariedade à família Matte pela perda do filho e irmão Fabiano Tacachi Matte, advogado, ex-vereador, militante político que deu sua contribuição de forma coerente com suas ideias para o nosso município. Taquara perdeu um cidadão que procurou com certeza a melhoria da cidade através do debate democrático. Quero deixar um abraço de apoio aos irmãos Fabio Matte, Fernando Matte, à mãe Luzia Saito e ao pai Jorge Matte nesse momento de sofrimento e dificuldade. Que a luz dos bons espíritos acompanhem todos vocês!”