Morre o ex-prefeito de Igrejinha Jahir Arthur Wallauer

Falecimento ocorreu nesta segunda-feira (29).

Morreu, nesta segunda-feira (29), aos 83 anos, o ex-prefeito de Igrejinha (foto acima) Jahir Arthur Wallauer (PP). Ele também foi ex-vereador do município e importante figura ligada à história igrejinhense, tendo participado da comissão emancipacionista.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Segundo o historiador Erni Guilherme Engelmann, Jahir nasceu em Taquara, em 13 de março de 1936, filho de Arthur Wallauer e Alice Dienstmann. Casou-se em 12 de novembro de 1960 com Marly, nascida Sohne, com quem teve os filhos Régis Fernando Wallauer, Margit Fernanda Franco e Vinicio Jair Wallauer (atual chefe de gabinete do prefeito Joel Wilhelm). Os filhos lhe deram seis netos e dois bisnetos.

Esteve entre as lideranças locais quando surgiu o momento emancipacionista de Igrejinha, em 1964, sendo um dos membros que participou da comissão. Nesta época, Jahir possuía um bom trânsito por gabinetes do Palácio Piratini, pois tinha sido vereador pelo distrito de Igrejinha na Câmara de Vereadores de Taquara. As sessões aconteciam, à época, em Taquara, e não havia remuneração aos parlamentares.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Quando foi criado o município de Igrejinha, em 1º de junho de 1964, Jahir concorreu a vereador e foi eleito para o primeiro mandato, ainda não remunerado. Em 1976, candidatou-se a prefeito para o período de 1977 a 1984. Foi chefe do Executivo por seis anos, em um momento de explosão industrial e populacional de Igrejinha.

Enfrentou em junho de 1982, uma das maiores enchentes que se tem notícia no Vale do Rio Paranhana. Pontes, estradas, propriedades rurais e urbanas foram arrastadas pela correnteza e pelo barro. Conforme Erni, nesta ocasião, provou que sua habilidade para buscar recursos era enorme e não esmorecendo, procurou o governo estadual e federal. “A população sentiu a força do líder e todos se uniram para reconstruir e limpar a cidade. Em poucos meses Igrejinha estava mais bonita e agradável que antes. Vieram na ocasião auxílio de todas as regiões do país e nenhum igrejinhense ficou sem ajuda”, contou o historiador.

Integrou a diretoria da Sociedade União de Cantores (Suci) por duas gestões. Foi, também, vice-presidente do Hospital Bom Pastor, presidente do Lions Clube e presidente da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil em Igrejinha (IECLB). No esporte, foi atleta e membro da diretoria do Esporte Clube Igrejinha.

Luto oficial

A Prefeitura de Igrejinha confirmou que foi decretado luto oficial devido à morte do ex-prefeito Jahir Wallauer. “Desta forma, a Administração vem prestar sua última homenagem ao eminente homem público, cujas realizações foram de extrema relevância para o desenvolvimento do Município, bem como externar o sentimento de pesar pela perda do cidadão Jahir, que dedicou muitos anos de sua vida em prol de Igrejinha, seja como Prefeito, Secretário Municipal e outras tantas funções que exerceu”, destacou o Executivo.

Velório e sepultamento

O velório terá início às 15 horas desta segunda-feira (29) na capela do Centro de Igrejinha. O enterro acontecerá nesta terça-feira (30), às 10 horas, no Cemitério Municipal. Segundo as informações de familiares, Jahir possuía a doença de Alzheimer.