Muamba carnavalesca movimentou Rua Coberta em Taquara

Cultura e Lazer Destaque de Geral
Mocidade Independente Jardim do Prado garantiu a animação na abertura da Muamba. Vinicius Linden/Jornal Panorama
Paulo Wagner e Zé da Mocidade ressaltaram importância do Carnaval. Vinicius Linden/Jornal Panorama

O Departamento de Cultura de Taquara realizou, na noite deste domingo, uma muamba carnavalesca na Rua Coberta. O evento começou por volta de 18 horas e se estendeu até a meia-noite, com a participação de membros dos grupos carnavalescos de Taquara, entre eles a escola de samba Mocidade Independente Jardim do Prado, uma das agremiações tradicionais do município. Também houve a presença de grupos de pagode.



A organização contou com a presença da Brigada Militar, na segurança, e de uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde. Também houve venda de alimentos e bebidas. A presença de público foi ligada aos grupos carnavalescos presentes, podendo ser considerada baixa, o que pode ter sido influenciado pela chuva que caiu no final da tarde e começo da noite do domingo.

O diretor de Cultura de Taquara, Paulo Wagner de Oliveira, enfatizou a importância de que todas as expressões culturais sejam incentivadas e, por isso, destacou a manutenção de eventos como o Carnaval. Paulo criticou o que considerou uma “falácia” criada nos últimos anos, de que recursos dos eventos carnavalescos deveriam ser direcionados a áreas como a saúde, educação ou segurança. “Para terem uma ideia, o que foi gasto aqui, neste evento, não paga o salário de uma enfermeira”, expressou Paulo Wagner, ressaltando que a promoção tem baixo custo e valoriza uma cultura importante, que é a do Carnaval, que deve ser incentivada.

O presidente da Mocidade Jardim do Prado falou em retomada do Carnaval em Taquara. José Luis Lopes da Silva ressaltou que o município não vem realizando o desfile de rua, mas conseguiu, neste ano, tirar a muamba de dentro do ginásio e levar para a Rua Coberta, abrindo a promoção para a comunidade. Destacou a importância de se organizar durante o ano para o evento de 2019.

Assista momentos da muamba carnavalesca: