Museu do Cimol tem dia de visitação ao público neste sábado

Das 9 às 17 horas, comunidade poderá conhecer a evolução da tecnologia.

O Museu da História da Tecnologia Harald Alberto Bauer, situado na Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato (Cimol), em Taquara, terá um dia de visitação pública aberta à comunidade. Neste sábado (18), das 9 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia, será possível conhecer o acervo composto por mais de três mil peças. As visitas são gratuitas e é solicitada apenas uma contribuição espontânea de quem se sentir livre para auxiliar nas despesas de manutenção do Museu.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Construído a partir do trabalho do professor Harald Bauer, primeiro diretor do Cimol, o Museu conta a história da evolução tecnológica. Possui diversos itens como computadores, aparelhos de rádio, televisão, motores, entre outros objetos, mostrando como a tecnologia avançou ao longo de décadas. Todas as peças foram arrecadas por Harald, que nutria o sonho de elaborar um Museu para a comunidade acompanhar essa evolução. Acabou falecendo antes de ver o seu desejo concretizado, mas o Museu foi abraçado por voluntários, que tornaram o espaço uma realidade.

A programação deste sábado aproveita a celebração do Dia Nacional dos Museus, integrando a 17º Semana Nacional. Atualmente, o Museu do Cimol não possui funcionários, o que inviabiliza que fique sempre aberto. Mesmo assim, o diretor Marcos Bauer e a integrante da Associação de Amigos do Museu, Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer, mantém o agendamento em diversos horários para atender os visitantes. A ideia deste sábado é propiciar um dia livre, sem necessidade de agenda, para que todos possam conhecer o rico acervo do espaço.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE