Novas tendências esportivas estão revolucionando o setor

Futebol lidera algumas das novas tendências esportivas. Agência Brasília/CC BY 2.0

Grande parte das modalidades esportivas evoluiu bastante ao longo da última década. Muitas se profissionalizaram e criaram parcerias com empresas de mídia e de outras áreas para proporcionar experiências mais completas e imersivas para os fãs.

Diversas novas tendências e tecnologias surgiram e estão revolucionando o setor de esportes e aqui vamos falar sobre três das principais.

Foco na melhor experiência para os fãs

Garantir a melhor experiência possível para os torcedores nos estádios é uma das maiores prioridades, com o tráfego e o estacionamento, sendo algumas das principais preocupações.

“Se é um aborrecimento, as pessoas vão assistir em casa”, afirmou Mike Golub, presidente de negócios do clube de futebol Portland Timbers (MLS), durante o evento anual Sports Innovation Conference (SIC), considerado uma das maiores referências internacionais no mercado esportivo global.

No mesmo evento, Golub também acrescentou que está “intrigado” com o potencial de novas tecnologias, como sistemas de reconhecimento facial, para aprimorar e acelerar a segurança nas arenas esportivas.

Além da melhor qualidade da ida ao estádio, outras empresas estão investindo em experiências exclusivas. É o caso da Elos Sports Marketing, que promete uma série de passeios voltados para os apaixonados por esportes.

“Comecei a trabalhar com experiências há 15 anos. Era um mercado novo e desconhecido, as pessoas não entendiam muito bem. Começamos com campanhas de incentivo com empresas internacionais. Em vez de prêmios como eletrodomésticos, pensamos em experiências focadas no esporte. Um dos produtos de maior sucesso é o soccer experience. Os melhores vendedores viviam um fim de semana como jogador de futebol. Ampliamos agora a oportunidade para todos os apaixonados por esporte”, explica o executivo Rodrigo Geammal, dono da Elos.

Algumas das experiências oferecidas em relação ao futebol envolvem assistir finais da UEFA Champions League em camarotes, conversar com um dos atletas de um time e os cobiçados “dias de craque”, em que o torcedor pode jogar bola em um estádio como o Camp Nou (Barcelona).

Globalização e acesso a partidas de ligas internacionais é a nova ordem.
Foto por joshjdss/CC BY 2.0

Apostas no resultado dos jogos

Outra grande tendência do setor de esportes é a aposta online no resultado de partidas. De acordo com dados do renomado Financial Times (FT), a geração millennial, que envolve pessoas a faixa etária entre 25 e 34 anos, é a grande responsável por ela.

Entre todas as faixas pesquisadas, os adultos millenials são os mais prováveis a ter mais de cinco contas de jogos online, mais propensos a jogar pelo menos uma vez por mês e os mais prováveis a apostar através do celular.

Essa tendência foi acelerada pela disponibilidade de diversos sites de apostas esportivas online e aplicativos para celular que os fãs podem escolher. É muito fácil se inscrever e a imensa maioria conta com todas as principais modalidades esportivas disponíveis, com destaque para o futebol.

“A maioria dos meus amigos aposta com aplicativos (…) A maioria dos caras com os quais eu me relaciono no trabalho, futebol ou casa tem pelo menos um app de apostas e para a maioria deles é realmente divertido. Eu sempre adorei jogar futebol, mas nunca amei assistir, então colocar algumas apostas apenas torna tudo mais interessante” afirmou Mark Thompson (32 anos) ao FT.

Além da facilidade de uso, outro fator relevante para o aumento do número de apostas online é a diversidade de escolhas e apostas possíveis, que vai muito além do resultado da partida.

“Quando eu era mais novo você costumava ir à loja de apostas e você realmente só tinha a opção de apostar em uma pontuação e um time para vencer, mas online, o número de coisas em que você pode apostar é ridículo, do número de cartões vermelhos e amarelos ao número de penalidades. É incrível” completou Thompson.

Número crescente de novas plataformas e opções de mídia

A última grande tendência no mercado de esportes é o aumento das opções de canais de TV e outras plataformas midiáticas disponíveis para os fãs de esporte. Fato que faz com que a miríade de mídia que transmite, publica e distribui conteúdo esportivo esteja se tornando cada vez maior e mais complexa.

Além de contar com seus próprios canais e aplicativos, atualmente quase todas as grandes empresas de mídia mantém parcerias com plataformas de mídia social, como o Facebook, o Twitter e até mesmo o YouTube, que possui todo tipo de conteúdo de qualidade.

A variedade de plataformas alternativas permite que uma enorme quantidade de conteúdo seja publicada rapidamente e editar esse conteúdo de maneira personalizada para cada uma delas se tornou uma das principais funções das equipes jornalísticas multimídia modernas.

O maior desafio dos jornalistas é criar conteúdo inovador e evitar a repetição. “Todos os elementos devem complementar, e não repetir, a informação” afirmou experiente repórter de multiplataformas Karla Leal durante uma entrevista para a Rede de Jornalistas Internacionais.

Revolução no setor de esportes deve aumentar ainda mais no futuro

O foco na melhor experiência dos fãs, o crescimento das apostas online e o número cada vez maior de opções de mídia são apenas algumas das principais tendências esportivas para o futuro.

O uso do streaming, novas tecnologias de realidade aumentada e virtual e outras tecnologias devem ganhar destaque no futuro próximo e a revolução no setor de esportes só deve aumentar nos próximos anos.

Conteúdo produzido por Marcio B. Martins – Agência StarConteúdos