Temperatura agora:   15.3 °C   [+]

Observatório Heller&Jung registra nova queda de meteoro

O Observatório Heller&Jung (associado à BRAMON – Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros) registrou nova queda de meteoro (bólido), na madrugada desta quinta-feira (23). As imagens foram capturadas, em Taquara, por duas câmeras, mas o bólido também foi registrado por estações localizadas em Santa Catarina (também associadas à BRAMON).


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




O bólido entrou na atmosfera a uma altitude de 106,4 Km e se extinguiu com uma explosão a uma altitude de 67,1 Km sobre a Região das Hortências, acima das cidades de Nova Petrópolis, Canela e Gramado. Teve uma velocidade de 44,8 Km/seg e produziu um intenso brilho ao explodir.

Conforme análise realizada pelo professor Jung, apesar de estarmos no período da Chuva de Meteoros Líridas, o meteoro registrado não pertence a esta chuva. A chuva de origem é a Phi Ophiuchids, que tem seu pico máximo no dia 11 de maio. A chuva de origem do meteoro, para satisfação dos membros da BRAMON, conforme informou o Observatório Heller&Jung, foi descoberta em 2018 pela própria BRAMON, e catalogada na International Astronomical UNION (IAU).


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Confira fotos e um vídeo do fenômeno: