Otelio Drebes apresentou “Prêmio Fala, Professor!”em Igrejinha

Educação
Empresário conduziu palestra para educadores em Igrejinha. Divulgação/Marconi Vasco/Argus Vasco

O Centro de Eventos de Igrejinha lotou com a presença de empresários, empreendedores e estudantes interessados em conhecer a trajetória e as lições de vida do fundador da rede de Lojas Lebes, Otelio Drebes, em uma palestra-jantar na segunda-feira (09/07). O evento foi promovido pela administração municipal, com o apoio da Fundação Cultural, e pautou como Drebes ingressou pela primeira vez no mundo do comércio, com apenas seis anos, vendendo rapaduras no interior do estado, até se tornar um dos maiores empresários do varejo gaúcho. A palestra com cunho social arrecadou cerca de 250 quilos de alimentos não perecíveis que posteriormente serão destinados às instituições carentes da cidade.



Otelio Drebes (foto ao lado), junto da esposa Marilene Pires, também apresentou um novo projeto ao público, o Prêmio Fala, Professor!, concurso que premiará os melhores projetos de professores de escolas municipais do ensino fundamental. A partir da palestra, professores de escolas municipais de Igrejinha já podem inscrever seus projetos. “Uma coisa que eu jamais esqueci foram os meus professores. Os pais dão exemplo, mas quem dá educação é o professor!”, exclamou Otelio ao público. O objetivo do prêmio é aguçar a criatividade do professor e aluno, desenvolver o espírito de cooperação e a civilidade, além de trazer benefícios à comunidade local. “É preciso fazer algo diferente, que chame a atenção das autoridades, dos pais, da população. Esse é o objetivo”, alertou.

Serão diversas recompensas desde o momento da inscrição, a premiação final contará com duas categorias: Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental. Os dois professores premiados serão beneficiados com uma viagem de uma semana em um luxuoso resort com tudo pago na Bahia, com direito a acompanhante, e mais R$ 2 mil. As duas escolas receberão R$ 10 mil a ser usado na sua infraestrutura. Otelio acredita que os resultados que virão para a sociedade com o prêmio serão imensuráveis. “Eu lancei uma semente que eu não sei onde vai chegar, mas sei que não vai ser pouca coisa, vai ser algo bem grande”, disse.

Prêmio Fala, Professor!
A iniciativa do Prêmio Fala, Professor! (2018) surgiu do respeito que Otelio e a esposa têm pela profissão de educador e pela necessidade de valorizar o professor. Ele é um grande admirador da aprendizagem contínua e se nomeia de o “eterno aprendiz”. Marilene, como ex-professora, conhece os desafios e as dádivas da profissão. O prêmio foi lançado no final de maio em São Jerônimo, cidade berço da rede de Lojas Lebes e onde Drebes criou os filhos. Na primeira edição do prêmio poderão participar projetos realizados em 2017 e 2018 em escolas das cidades em que haverá palestra do empresário até 31 de outubro. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada início de dezembro. As inscrições devem ser feitas pelo site do projeto (premiofalaprofessor.com.br), onde também consta o regulamento.

Palestra interativa foi conduzida por fundador da Lojas Lebes. Divulgação/Marconi Vasco/Argus Vasco