Panorama disponibiliza informações e imagens em tempo real do clima em Taquara

Geral

Iniciativa é possível em parceria com o Observatório Heller&Jung que funciona no bairro Santa Rosa.

Imagem captada pela câmera Tempo-Clima disponível no site do Panorama. Reprodução

A partir desta terça-feira (25), o site do Jornal Panorama passa a disponibilizar uma nova ferramenta aos usuários: informações em tempo real do clima em Taquara. A novidade está disponível em página especial (clique aqui) e é alimentada pelos dados da estação meteorológica do Observatório Heller&Jung, situado no bairro Santa Rosa. Mantido pelo professor Carlos Fernando Jung, o espaço tem se tornado referência no monitoramento do clima em Taquara, e, também, já gerou notícia nacional para o município, com imagens captadas de meteoros.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Na página especial, atualizada a cada 10 minutos, o leitor consegue as informações da temperatura (atual, mínima e máxima do dia); umidade relativa do ar; velocidade do vento; precipitação acumulada no dia e pressão atmosférica. São disponibilizados três gráficos, um deles com o histórico da temperatura em Taquara naquele dia, outro com a velocidade do vento conforme cada uma das medições e o último com a precipitação acumulada. Outra importante ferramenta disponível ao usuário é a câmera “Tempo-Clima”. Através deste monitoramento, o usuário pode acompanhar, em imagens, as condições meteorológicas em Taquara, durante 24 horas do dia.

Jung conta da satisfação em realizar essa parceria com o Panorama para disponibilizar informações à comunidade. A iniciativa do Observatório é pessoal, e visa a difundir conhecimento para a sociedade regional, em especial as crianças. Segundo o professor, o Panorama foi o primeiro veículo que realizou reportagem sobre a criação do espaço, além de ser um incentivador da pesquisa até hoje. Jung reforça que nada mais justo do que os dados serem disponibilizados a um veículo de comunicação que abrange a comunidade local e que poderá difundir estas informações.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Outra importante funcionalidade deste sistema é a formação de um banco de dados das condições climáticas de Taquara, o que será possível após 30 dias de atualização constante das informações meteorológicas. Os dados ficarão armazenados pelo Panorama e também ficarão disponíveis à comunidade para pesquisas históricas sobre temperatura, precipitação, entre outras informações.