Para proteger e servir a todos, sem distinção: BM forma 26 novos policiais

Cerimônia, marcada por emoção, aconteceu na Rua Coberta de Igrejinha nesta quinta-feira (08).
previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

A Brigada Militar (BM) formou, nesta quinta-feira (08), 26 novos Policiais Militares, aprovados no 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1ºBPAT), de Igrejinha. A formatura, marcada por emoção, aconteceu na Rua Coberta do município, onde familiares, amigos e autoridades estiveram presentes.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




O prefeito anfitrião, Joel Wilhelm, se disse agradecido por poder representar a todos os profissionais e instituições que se empenharam para a realização do curso da BM na cidade. Expressou confiança e gratidão aos novos profissionais. “Todos nós confiamos muito em todos vocês e agradecemos por terem aceitado o desafio de trabalhar pela segurança de todos os gaúchos”, disse o prefeito.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O tenente-coronel, Jorge Emerson Ribas, relembrou a trajetória dos formandos, durante todas as etapas da formação, e parabenizou, tanto aos novos policiais, quanto aos colegas que coordenaram o curso e demais apoiadores. Destacou a importância da família para o bom desenvolvimento da formação e agradeceu aos novos policiais pela escolha. Encorajou os profissionais a trabalharem com orgulho e honra.

Ribas também descreveu a profissão, destacando a importância da decisão dos novos policiais, com um texto do já falecido Capelão da BM, o Padre João Peters. Disse que a decisão de oferecer a própria vida, em defesa da vida do outro, só se pode cumprir a partir de Deus. “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua própria vida pelo irmão. Pois a vida, e o sacrifício da vida, só tem valor para quem acredita em Deus. Assim, todo o serviço prestado pela Brigada Militar, é prestado para Deus”, recitou o coronel.

A capitã da BM, Claudia Nara Maldaner, que coordenou o curso em Igrejinha, disse que foi bastante gratificante trabalhar com a turma. “Recebemos alunos de vários locais do Brasil, foi muito diferente e desafiador, mas tive uma equipe muito boa, que me apoiou em tudo. Tenho certeza que fizemos um excelente trabalho e que a sociedade está recebendo 26 novos policiais que serão ótimos profissionais”, disse ela. Claudia disse que os destinos dos brigadianos serão definidos nessa próxima semana.

Independente do destino, para o recém-formado, Maicon Fabricio Belarmina (26), a conclusão do curso representa a realização de um sonho. O policial disse que já havia tentado ingressar em outras polícias, mas, por um motivo ou outro, não tinha sucesso. Que a formatura na Brigada Militar foi um momento muito especial. “Poder ver que as etapas, que pareciam tão distantes, desde a prova teórica do concurso, foram passando e agora chega o sentimento de missão cumprida. É muito bom”, disse ele. Belarmina disse que o período tem sido muito especial. “Minha primeira filha nasceu no decorrer do curso, minha vida mudou totalmente”, explicou.

Sobre a formação

O curso iniciou em 12 de novembro de 2018 e teve um total de 1.675 horas-aula. Nesse período, os alunos-soldados receberam conhecimentos específicos da atividade policial militar, disciplinas de direito (penal, penal militar, processo penal militar, institucional, entre outros), sociologia da violência, uso da força e da arma de fogo, decisão de tiro, entre outras. Ao todo foram 23 cidades que realizaram o Curso Básico de formação Policial Militar (CBFPM 2018/2019), formando cerca de dois mil novos Soldados. A distribuição dos novos Policiais Militares será realizada de forma estratégica pelo comando da Corporação, sendo que a área do 1º BPAT deverá receber um incremento de efetivo.