Parobé divulga orientações sobre o cadastro biométrico dos eleitores

Restam ainda se cadastrarem 32% dos eleitores do município.

A biometria é uma necessidade em vários municípios da região. Em Parobé, de acordo com informações do Cartório Eleitoral, 65% da população já fizeram a biometria. Dos 38.716 eleitores cadastrados, restam ainda se cadastrarem 13.358, que representa o número de 32%.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Quem precisa fazer o cadastro biométrico?

Todos os eleitores de Parobé são obrigados a fazer o cadastramento biométrico. Mesmo para aqueles que têm mais de 70 anos, na qual o voto já não é obrigatório, mas a biometria é obrigatória. Para saber se precisa fazer a biometria ou se já fez pode pegar o título impresso e no canto direito superior verificar se está escrito as palavras identificação biométrica, se houver, o cidadão não precisa retornar no cartório.

O que precisa trazer: Documento oficial com foto e um comprovante de residência. Os documentos oficiais com foto podem ser carteira de identidade, carteira de motorista (CNH), carteira de trabalho, passaporte ou carteira funcional (carteira da Ordem dos Advogados do Brasil, a Carteira de Engenheiro ou de Arquiteto).


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Já o comprovante de residência é um documento que vincule o eleitor no município. Pode ser conta de água, luz, telefone, internet, boleto, nota fiscal que tenha teus dados e carteira de trabalho assinada no município.

O que acontece se o eleitor não fizer recadastramento biométrico?

O prazo final obrigatório é até o dia 11 de dezembro de 2019. Se o eleitor não fizer terá o título de eleitor cancelado, a pessoa até poderá regularizar depois, mas quem não fizer até o prazo final terá o título cancelado.

O que implica isso?

O cidadão não terá a certidão de quitação eleitoral, além de não poder votar. Não tendo a quitação eleitoral você não consegue se inscrever em concurso público, não consegue empréstimos em determinados bancos, não consegue matrícula em instituições de ensino, tendo emprego ou função pública não recebe os pagamentos, não pode emitir o passaporte, não poderá realizar assinatura de um contrato de trabalho e entre outras ações.

Na Câmara de Vereadores de Parobé está sendo realizado somente o recadastramento biométrico, para mudar de cidade ou fazer o título é necessário se dirigir até o Cartório de Taquara, localizado na rua Ernesto Alves, 1780.