#Partiu Dubai: alunas da Emef Nereu Wilhelms conquistam credenciais para evento científico em Dubai

Fotos: Divulgação.

Um misto de emoção, aprendizado e gratidão é o que descrevem a professora e alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nereu Wilhelms, Luciana Michele Martins Alves, Camila Zanatta Reses e Gabriely da Silva Nath, responsáveis por mais uma conquista nacional para a estante de troféus da produção científica do educandário taquarense. O trio é destaque da Feira de Ciências Nordestina e Tecnologia (Fenecit) e Movimento Científico Norte-Nordeste (Mocinn) 2019, com a conquista do primeiro lugar da categoria Júnior.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O evento aconteceu entre os dias oito e 12 deste mês, em Recife, e contou com mais de 100 trabalhos, expostos em diversas categorias. Diversos estados brasileiros e também os países do Paraguai, Argentina, Colômbia e México participaram das exposições. A escola Nereu se destacou com o trabalho “A Metamorfose da Minha Professora”, projeto que levou cinco premiações na Mostratec Júnior 2018 e, agora, além do troféu e medalha, conquistou também uma credencial para participar da Milset Expo-Ciences Ásia, Dubai, em outubro de 2020.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


As alunas Camila e Gabriely contam que estão extremamente felizes em poder participar da feira. E tudo o que aconteceu, durante a viagem, foi um aprendizado, uma experiência que levarão para o resto de suas vidas. Ambas lembram que ficaram nervosas, sentiram saudade dos pais, temeram a avaliação do público, mas nada se comparou à emoção que sentiram ao ouvirem o anúncio do resultado do primeiro lugar.

A professora Luciana, orientadora do trabalho, também comentou estar muito feliz com a conquista. Disse que os resultados indicam que o caminho escolhido estava certo. “A maior premiação é o conhecimento e a aprendizagem de estar em uma feira brasileira, com um projeto que saiu da sala de aula de uma escola de bairro para o Brasil. Então, só de participar é uma grande premiação! Mas, para a nossa surpresa, as meninas conquistaram o primeiro lugar da feira, dentro da categoria delas, e credencial para Dubai, em uma das feiras mundiais! Nossa, choramos muito! Quanta alegria! Estamos muito, mas muito felizes”, disse.

A diretora, Adriana Aparecida de Melo Silva, que acompanhou as alunas e professora na feira, destaca que o trabalho foi muito elogiado pelo público em geral. “Para a escola e a educação em geral do nosso município é motivo de muito orgulho, pois mostra que a escola pública, de bairro, de periferia, desenvolve uma excelente aprendizagem para os alunos. Particularmente, para a nossa escola, reforça que estamos no caminho certo do desenvolvimento da Metodologia Científica, pois desde a  implantação, em 2017, viemos numa caminhada de sucesso, participando da Mostratec, feiras internacionais no Paraguai e Peru, feira nacional, em Recife, e agora credenciados para Dubai, em 2020”, disse.

Adriana ainda lembrou que, mesmo se dedicando na pesquisa, os alunos e professores da Nereu só participaram dos eventos, graças ao apoio de parceiros, empresas, comércio e do próprio poder público municipal, que auxiliaram nas viagens. A diretora disse que as conquistas foram resultado da união e trabalho de todos, “professores da escola, funcionários e familiares – que depositaram toda a confiança na escola. Só temos a agradecer”, disse ela.