Temperatura agora:   17.1 °C   [+]

Polícia Civil deflagra operação contra venda de CNHs no RS, SC e PR

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (24), uma operação contra fraudes na emissão de carteiras de motorista, que ocorre simultaneamente, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Policiais da delegacia de Taquara participam da ação, onde duas pessoas já foram presas nesta manhã. Segundo as investigações, um grupo criminoso que envolve integrantes de autoescolas levava alunos do Rio Grande do Sul e do Paraná para Santa Catarina, com a garantia de que eles passariam nas provas e obteriam o documento.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


São cumpridos 9 mandados de prisão temporária, 21 de condução coercitiva e 32 mandados de busca e apreensão. Os mandados são cumpridos, no Rio Grande do Sul, nas cidades de Taquara, Novo Hamburgo, Parobé, São Leopoldo, Rolante e Uruguaiana, em Santa Catarina, nas cidades de Tijucas, Itapema e Balneário Camboriú, e no Paraná em Pinhais, Araucária e Piraquara.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O esquema teria ocorrido entre os anos de 2012 e 2016. Para poderem fazer os trâmites de obtenção da carteira em Santa Catarina, os condutores apresentavam declarações de residência falsas, que eram fornecidas por pessoas ligadas diretamente às autoescolas. A polícia informou que há casos em que foram identificadas contas falsas de telefone.

As investigações começaram há um ano, sob responsabilidade da Divisão de Crimes Contra o Patrimônio Público da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) e da 29ª Delegacia Regional de Balneário Camboriú, com apoio das Polícias Civis de Taquara, no Rio Grande do Sul e do Paraná e também do Detran.