Ponte da 020: Daer afirma que reforma alcançou 55%

Segundo o órgão, valor pago chegou a R$ 481 mil.
Ponte na ERS-020 em Taquara está em reforma desde o começo deste ano.
Fabrício Moraes / Jornal Panorama

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informou, nesta quarta-feira (15), que as obras de reforma da ponte da ERS-020, sobre o Rio dos Sinos, em Taquara, alcançaram 55% de sua execução. Segundo o órgão, além das fundações profundas, foram concluídas as escavações e a ferragem dos blocos e das vigas de fundação. Ainda resta a concretagem dos blocos e das vigas de fundação.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Até o momento, segundo o Daer, foi medido, faturado e pago a quantia de R$ 481.895,07. O trabalho de reforma é realizado pela empresa Engedal Construtora, contratada por meio de licitação. A previsão em contrato é de conclusão dos trabalhos até 18 de agosto. A reportagem do Jornal Panorama esteve junto à ponte, e não encontrou equipes de trabalho, mas, segundo o Daer, as equipes estão trabalhando normalmente no lado da margem de Taquara. O órgão informou que o expediente é das 7h30min às 12 horas e das 13h15min às 17h45min.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Conforme o Daer, o projeto prevê a execução de vigas e estacas adicionais para dar mais estabilidade à construção e, ainda, aumentar a capacidade da ponte, para 45 toneladas. A recuperação conta com o suporte de recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). A ponte sofreu problemas com uma enchente, no final de agosto de 2013, e até o início das obras de reforma ocorreram diversas mobilizações na região para sensibilizar o governo do Estado. Um semáforo instalado junto à ponte provoca insegurança no local.