Temperatura agora:   15.5 °C   [+]

Postos de saúde se preparam para as atividades do Outubro Rosa em Taquara

Andréa da Conceição (jaqueta branca) e sua equipe de trabalho esperam a participação de um bom público na palestra da UBS Santa Maria. Divulgação/Cleusa Silva

Orientadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Taquara, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Taquara estão se preparando para a realização das atividades alusivas ao Outubro Rosa, que incluirão palestras, exames de coleta de material, entre outras. Criado nos Estados Unidos, na década de 1990, o movimento tem como objetivo incentivar a participação da população na prevenção e controle do câncer de mama, além de promover a troca de informações sobre a doença e reforçar a importância de sua descoberta precoce.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Na tarde de terça-feira (03), enquanto auxiliava sua equipe na decoração da UBS Santa Maria, a coordenadora Andréa da Conceição falou sobre as ações que ocorrerão no posto, que também trabalha com Estratégia em Saúde da Família (ESF), e da boa participação do público que todos os anos prestigia esse movimento. “Assim como nos outros postos de saúde do município, aqui no bairro Santa Maria também teremos uma decoração especial para chamar a atenção das mulheres que vierem ao posto e lembrá-las sobre a importância dos exames de prevenção. Acredito que no dia 11, quando teremos a palestra ‘Outubro Rosa Temos Pressa’, as moradoras do bairro irão lotar esse espaço, a exemplo do que ocorreu em anos anteriores”, explicou Andréa.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Segundo a Secretaria de Saúde, que neste ano também está trabalhando com a prevenção ao câncer de colo do útero, as mulheres deverão consultar na unidade básica de saúde mais próxima de sua residência e solicitar o agendamento de exames de mamografia e citopatológico. No próximo dia 12, durante a 4ª Festa das Crianças, no Parque Municipal do Trabalhador, haverá uma equipe da Saúde realizando palestras, marcação de mamografias e exames citopatológicos, além da medição de pressão arterial e glicose.

Para auxiliar as mulheres que trabalham durante a semana, e que não puderem ir ao Parque do Trabalhador no dia 12, será realizada ainda uma mobilização no próximo dia 28. Denominada como o Dia D, a ação ocorrerá em todos os postos de saúde de Taquara, que ficarão abertos das 8h às 12h, período em que as taquarenses poderão realizar consultas e fazer o agendamento de exames.

A programação do Outubro Rosa em Taquara, que iniciou sua série de palestras na UBS Eldorado, na tarde de terça-feira (03), seguirá o seguinte cronograma:

– Dia 11 de outubro, às 10h: CAPS;

– Dia 11 de outubro, às 14h: UBS Santa Maria;

– Dia 12 de outubro, às 14h: Parque Municipal do Trabalhador;

– Dia 18 de outubro, às 14h: UBS Pega Fogo;

– Dia 23 de outubro, às 13h: CAPS AD;

– Dia 24 de outubro, às 9h: UBS Mundo Novo;

– Dia 25 de outubro, às 9h: UBS Empresa;

– Dia 26 de outubro, às 13h30min: UBS Santa Cruz da Concórdia;

– Dia 26 de outubro, às 14h: UBS Fazenda Fialho;

– Dia 27 de outubro, às 10h: UBS Santa Teresinha;

– Dia 28 de outubro, das 8h às 12h: todos os postos estarão abertos no Dia D;

– Dia 31 de outubro, às 10h: UBS Rio da Ilha;

– Dia 31 de outubro, às 13h30min: UBS Padilha.