Proerd forma 400 alunos no primeiro semestre do Programa

Nesta edição uma escola participou com todas as turmas, fato inédito no curso.
previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

O clima foi de festa, já que a tarde desta quarta-feira (07) marcou o encerramento de mais um semestre do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em Taquara. Mas, para os 400 alunos deste ciclo, além de gerar expectativa às premiações, a formatura também foi o momento de assumir o compromisso com os valores do curso. A cerimônia aconteceu no auditório principal do Centro de Eventos das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), e reuniu também familiares, professores e instrutores dos formandos, além de autoridades taquarenses.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




Com o objetivo de desenvolver na criança capacidades sociais e habilidades que possibilitem a compreensão dos perigos e de como se manterem afastadas de substâncias psicoativas e da violência, o Proerd foi desenvolvido, neste primeiro semestre, nas três redes de ensino taquarense. O programa atendeu a 10 estabelecimentos e formou 17 turmas de quinto ano. Nesta edição, conforme os instrutores, a Escola Estadual Luis Moller Filho, da localidade de Santa Cruz do Pinhal, participou com todas as turmas, desenvolvendo 100% de Proerd, fato inédito no Programa. A participação de todas as escolas somou 400 alunos formados, nesse primeiro semestre.

O reitor da Faccat, professor Delmar Henrique Backes, destacou em seu pronunciamento a importância do trabalho da Brigada Militar, junto às escolas, uma vez que, segundo ele, o combate às drogas e à violência é fundamental para a preservação da vida. Backes parabenizou aos instrutores do Proerd, alunos e familiares, desejando que sigam às lições vistas no programa. O secretário de Educação, Cultura e Esportes (Smece) de Taquara, Antonio Edmar Teixeira de Holanda, que representou o prefeito, Tito Lívio Jaeger Filho, na solenidade, disse o momento da formatura do Proerd é muito especial, pois forma não apenas alunos, mas, cidadãos mais conscientes e preparados para tomarem decisões sábias, diante das ofertas negativas que existem no mundo.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O subcomandante do 32º Batalhão de Polícia Militar de Sapiranga, Major Pedro Alexsander Beron da Cunha, destacou que a missão do Proerd vai além da prevenção contra o uso das drogas, ou à violência, mas trabalha o relacionamento entre colegas, o bullying, e diversos outros assuntos muito importantes para a formação do cidadão. Parabenizou os alunos e lembrou o compromisso que cada um firmaria na cerimônia.

Nesta edição do programa, participaram as escolas Dr. Lauro Hampe Muller, Dr. Alípio Alfredo Sperb, Rosa Elsa Mertins, Getúlio Vargas, Tristão Monteiro, 27 de Maio, Willybaldo Bernardes de Samrsla – Ciep, Luiz Moller Filho, colégio Theóphilo Sauer e Instituto Adventista Cruzeiro do Sul – Iacs.

Premiações

Foram premiados os alunos destaque com primeiro, segundo e terceiro lugar em redação, e também dois destaques geral. Os alunos que se destacaram com o primeiro luga foram: Vanessa Brollo e Bernardo Finkler (Theóphilo Sauer); Isadora da Silva (Dr. Lauro Hampe Muller); Eduarda de Souza (Dr. Alípio Alfredo Sperb); Eduarda Elert e Isabela Dias (Rosa Elsa Mertins); Natália Neves (Getúlio Vargas); Tiago dos Santos e Manuela Moller (Tristão Monteiro); Catarina Jaeger (27 de Maio); Camila da Silva e Gabriele Jardim (Ciep); João Schuk, José Schuk e Rafaela da Silva (Luiz Moller Filho); João Machado, Thais Werb, Isabelle dos Santos e Rafaela Santos (Iacs).

Os alunos que se destacaram com o segundo lugar foram: Rafaela Rodrigues e Kemily Camilo (Theóphilo Sauer); Henrique Queiroz (Dr. Lauro Hampe Muller); Isadora Fortes (Dr. Alípio Alfredo Sperb); Lucas Rodrigues e Izabela Krumennauer (Rosa Elsa Mertins); Júlia Silveira (Getúlio Vargas); Giovanna Lima e Raissa Lahn (Tristão Monteiro); Eduarda Sohne (27 de Maio); Gustavo Barros e Yasmim Gardim (Ciep); Raí Conci, Caroline Möller e Manoela Campos (Luiz Moller Filho); Júlia Battisti, Beatriz do Amaral, Maria Ferreira e Lara Carneiro (Iacs).

Os alunos que se destacaram com o terceiro lugar foram: Juan Soares e Manuella Gonçalves (Theóphilo Sauer); Jade Freitas (Dr. Lauro Hampe Muller); Vitória Dias (Dr. Alípio Alfredo Sperb); Felipe de Moura e Tainá da Silva (Rosa Elsa Mertins); Luani Medeiros (Getúlio Vargas); Laura dos Santos e Renato Martins (Tristão Monteiro); Ana Cruz (27 de Maio); Agnes da Silva e Tuane Martins (Ciep); Maria Ferreira, Caliane Cavanhol e Gustavo Lehmkuhl (Luiz Moller Filho); Maria dos Reis, Lara Trindade, Emanuel Ferreira e Vitor Hoffmann (Iacs).

Assista também ao vídeo de um trecho da cerimônia: