Temperatura agora:   13.6 °C   [+]

Professores do Cimol produzem máscaras para doação em impressora 3D

Profissionais do Centro de Triagem de Taquara receberam máscaras de proteção. Divulgação

Os professores Daniel Rocha e Marcos Frozza, da Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato (Cimol), de Taquara, iniciaram mais um trabalho de solidariedade em meio ao combate à pandemia do coronavírus. Eles estão produzindo máscaras faciais por meio da tecnologia de impressão 3D. Os equipamentos de proteção, na semana passada recomendados para uso de toda a população pelo Ministério da Saúde, serão doados a profissionais de saúde de Taquara. Os trabalhos começaram na quinta-feira (2) passada.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




Já foram beneficiados o Centro de Triagem instalado pela Prefeitura de Taquara para casos de sintomas gripais, que recebeu 10 máscaras. No sábado (4), a entrega foi realizada ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), também com 10 unidades, e outras 10 serão repassadas à Secretaria de Saúde de Taquara. A ideia, segundo Daniel Rocha, é repassar outras 35 unidades ao Samu e 20 à Secretaria de Saúde.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Segundo Daniel, tendo em vista que a máscara de pano tem durabilidade reduzida e, em alguns locais já está faltando, surgiu a iniciativa, pois aumenta a proteção. “Em várias partes do país o pessoal que tem impressora 3D está produzindo”, comenta, lembrando que, inclusive, reportagens em emissoras de televisão demontraram o uso do equipamento para fabricar as máscaras.

A comunidade interessada em colaborar com o projeto pode entrar em contato pelo telefone (51) 9 9757.7278 e efetuar doações. Rocha conta que a ideia é seguir produzindo e doações para a compra de insumos certamente colaborarão com a iniciativa, que também tem o apoio de alunos do Cimol.

Máscaras produzidas pelos docentes Daniel Rocha e Marcos Frozza, do Cimol, em Taquara. Divulgação