Programa de Qualificação Profissional formou 130 alunos em Igrejinha


Cursos e workshops fazem parte da capacitação ao mercado de trabalho.


Divulgação/Mariana Halmel dos Santos

Igrejinha – Na noite da última sexta-feira, dia 6, a Câmara de Vereadores foi palco para a formatura de 130 alunos do Programa de Qualificação Profissional Formar Igrejinha. A iniciativa, cuja proposta é apresentar novas oportunidades de trabalho para jovens e adultos, é uma realização conjunta da Prefeitura – por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação -, da CDL de Igrejinha e Três Coroas, do Sine e do Senac. Outras 20 pessoas ainda devem receber seus certificados em evento a ser realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), totalizando 150 igrejinhenses capacitados a ingressar no mercado de trabalho.

Conforme o coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, até o momento o programa já oportunizou dez cursos no município. “Ainda neste ano iremos oferecer mais três workshops e um curso de atendimento ao público voltado para o setor de turismo”, destaca Josué da Rosa Francischetti. Segundo ele, a intenção para 2018 é seguir a parceria com as entidades envolvidas e ampliar tanto a oferta de áreas de capacitação quanto o número de participantes no programa. “Não queremos deixar ninguém de fora, por isso, os interessados em participar das atividades podem procurar a Assistência Social para fazer sua inscrição”, recomenda. De acordo com o secretário, as turmas vão sendo formadas conforme a demanda apresentada.

Sempre atenta em oferecer treinamentos e capacitações, tanto aos seus associados quanto à comunidade, a CDL de Igrejinha e Três Coroas faz questão de ser parceira de projetos deste segmento. “Acreditamos muito na importância da capacitação profissional, pois diante de um mercado cada vez mais exigente e competitivo cabe a cada um buscar cada vez mais conhecimento e aprendizagem”, destaca a secretária executiva da entidade lojista, Ana Cristina Haubert.

SAIBA MAIS

O Programa de Qualificação Profissional Formar Igrejinha tem a meta de oportunizar até 2020 a qualificação para pelo menos 1.000 pessoas, com a realização de cursos nas áreas de estética, atendimento ao público voltado para o setor de turismo, auxiliar de garçom e costura profissional. Também fazem parte do currículo diversos workshops com temáticas voltadas ao ingresso no emprego formal. Todas as atividades são oferecidas de forma gratuita para igrejinhenses em situação de vulnerabilidade e baixa renda.

Compartilhar nas redes sociais: