Queda na massa de rendimentos tem impacto direto na demanda por calçados

Negócios

O cenário político e econômico brasileiro e mundial será tratado por economistas em evento realizado pelas entidades setoriais Abicalçados (calçados), Assintecal (componentes) e CICB (couros) no próximo dia 12 de abril (quinta-feira), em Novo Hamburgo. Além da questão, será realizada uma análise do comportamento do consumo de calçados e exportações a curto e médio prazo.



Um dos palestrantes será o economista Marcos Lélis. Doutor em Economia e consultor na área de Inteligência de Mercado da Abicalçados, Assintecal e CICB, o especialista irá fazer um apanhado do setor calçadista e trabalhar a influência do cenário econômico e político no comportamento da demanda doméstica. “Tanto a produção como a exportação estão em queda no primeiro bimestre, o que deve seguir até o final do primeiro semestre de 2018. Porém, não acredito que o ano vá encerrar de maneira negativa”, comenta. Segundo ele, a desaceleração da queda na taxa de desemprego, que provoca uma perda da massa salarial e, consequentemente, da demanda, tem tido papel fundamental no quadro. Outro ponto que pode influenciar no comportamento do consumo doméstico são as Eleições, questão que também será abordada por Lélis.

O outro palestrante é o pós-Doutor em Economia e professor do Departamento de Relações Internacionais da UFRGS, André Cunha, que falará sobre o cenário macroeconômico internacional, bem como a posição do Brasil nas relações comerciais num ambiente de guerra comercial instalada entre os Estados Unidos e China e o chamado processo de “desglobalização”. “Também vamos discutir o mercado financeiro, especialmente o acionário e das moedas virtuais (bitcoin), bem como a solidez da recuperação econômica brasileira”, adianta.

Durante o encontro também será lançado o Relatório Setorial 2017, com uma análise dos dados do setor calçadista brasileiro – produção, exportação, emprego, segmentação, consumo etc. As inscrições podem ser realizadas no link https://goo.gl/forms/nWvspAfnHtXrCUjf2. Os lugares são limitados e não associados das entidades realizadoras e parceiras (Abiacav, Abrameq e IBTeC) investem R$ 50 para a participação.

 

Quem são os palestrantes

André Cunha
André é pós-doutor em Economia pela University of Cambridge. Foi assessor da diretoria do Banco Regional de Desenvolvimento Econômico (BRDE), lecionou na University of Leiden, na Holanda, e na Unisinos. Atualmente é professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Marcos Lélis
Marcos é Doutor em Economia do Desenvolvimento pela UFRGS. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Unisinos. Tem experiência na área de Teoria Geral da Economia, Comércio Exterior, Economia Brasileira e Macroeconometria. Atua como consultor na área de Inteligência de Mercado da Abicalçados, Assintecal e CICB.