Realização de concurso público gera polêmica em Igrejinha

Educação

Falhas no processo seletivo motivaram reclamações de candidatos.

Falhas verificadas na realização de um concurso público, na última segunda-feira (2), motivaram polêmica nos últimos dias em Igrejinha. Nesta quarta-feira (4), a prefeitura distribuiu uma nota sobre o tema nas redes sociais. Além disso, o assunto ainda foi tratado na Câmara pelo vereador Guto Scherer (MDB) e o Ministério Público confirmou que recebeu pedidos da comunidade para averiguar o caso e está apurando a situação em procedimento sigiloso. Nesta sexta-feira (6), foi anunciada a reaplicação das provas para dois dos cargos, em 2020 (confira nota no final deste texto).


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




Segundo a nota da prefeitura, o concurso foi realizado para os cargos de assistente administrativo, técnico de enfermagem, auxiliar de educação, assistente social, enfermeiro, nutricionista, psicólogo, psicopedagogo e agente comunitário de saúde. A administração afirma, no texto, que lançou processo licitatório para a contratação dos serviços especializados para concurso público, que teve a participação das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Universidade Feevale. A Faccat venceu o processo licitatório.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


“A instituição contratada para a realização do concurso público de Igrejinha, conforme consta no contrato, tem as atribuições de elaboração dos editais e das questões, aplicação e correção das provas e a apresentação do gabarito, o qual deverá ser encaminhado ao município para publicação no site oficial. O Município não tem qualquer responsabilidade ou ingerência sobre a realização do concurso público e do processo seletivo”, afirma a nota oficial. A prefeitura ainda manifestou o respeito e a confiança na Faccat, “que já organizou, com sucesso, diversos processos seletivos no município de Igrejinha, e que irá esclarecer todas as questões levantadas, bem como corrigir eventuais erros na aplicação e correção das provas do concurso”.

No mesmo texto, a prefeitura anexou uma nota explicativa divulgada pela Faccat. O texto diz o seguinte: “Tendo em vista a realização simultânea, no último domingo, dia 1º de dezembro, de vários concurso públicos destinados à seleção de candidatos para cargos e empregos no Município de Igrejinha, houve a troca de dois gabaritos entre provas diferentes. Importante ressaltar que este engano foi única e exclusivamente na publicação dos mesmos, não interferindo na correção das provas, nem causando efeito no resultado final dos concursos. Pedimos escusas pelo ocorrido e estamos publicando os gabaritos na ordem correta”.

Na reunião proposta pelo vereador Guto Scherer, na Câmara, houve a participação de membro da Faccat e de candidatos. O professor Paulo Roberto von Mengden disse, no encontro, que, ainda que tenham acontecido alguns equívocos, eles não representaram ilegalidade ou prejuízo efetivo e que qualquer pessoa que se sentir prejudicada deve fazer os devidos encaminhamentos. Os candidatos, por sua vez, anunciaram que levariam o tema ao Ministério Público e pediriam a anulação do certame. 

Nesta sexta-feira (6), nova nota informativa foi divulgada pela Faccat. O texto segue na íntegra abaixo.

“Tendo em vista a realização simultânea no último domingo (01/12/2019) de grande número de provas destinadas à seleção de cargos e empregos públicos no Município de Igrejinha, ocorreu engano ao utilizar-se nas provas aplicadas no turno da tarde, para os cargos de Auxiliar de Educação e Agente Comunitário de Saúde, algumas questões semelhantes àquelas já utilizadas nas provas aplicadas no turno da manhã.

Desse modo, por sugestão do Ministério Público de Igrejinha e com a concordância da Faccat e do Município de Igrejinha, decidiu-se pela reaplicação das provas realizadas para os cargos de Auxiliar de Educação e Agentes Comunitários de Saúde.

A realização da nova prova para apenas estes dois cargos citados ocorrerá no dia 02/02/2020 (domingo), às 14 horas, no campus da Faccat, podendo ser realizada por todos os candidatos que tiveram sua inscrição homologada anteriormente aos referidos cargos.

Todo o restante do processo se mantém inalterado, inclusive a aplicação das provas a serem realizadas no próximo domingo, dia 8/12/2019.

O resultado das demais provas referentes aos demais cargos, realizadas no período da manhã de 1º/12/2019, será publicado no dia 7/12/2019.

Paulo Roberto von Mengden
Coordenador do concurso.

Comentários