Riozinho recebe cinema itinerante movido a energia solar em dezembro

Cultura e Lazer

Projeto encerra atividades no município no próximo dia 11 de dezembro.

O projeto que leva um cinema itinerante em uma van movida a energia solar a cidades do País estará em Riozinho dia 11 de dezembro. As sessões acontecerão na Rua Coberta e são gratuitas em dois horários: às 20h (curtas metragens) e às 20h30, com o especial de Natal da Turma da Mônica.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A van é equipada com placas solares que têm autonomia de mais de 20 horas, conforme os organizadores. São disponibilizados 100 assentos para o público, e o telão mede 200 polegadas. “Nosso objetivo é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui”, diz Cynthia Alário, idealizadora do Cinesolar e diretora da Brazucah Produções.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O projeto começou em 2013 e já realizou cerca de 670 sessões com a exibição de mais de 100 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas em 285 cidades do país. O Cinesolar é realizado pela Lei Rouanet e tem patrocínio e apoios de empresas de energia, além do Ministério da Cultura e governo Federal. “Fomos apresentados a esse projeto e apoiamos essa iniciativa, que além de ser mais uma forma sadia de entretenimento para nossas famílias, dará a oportunidade para a comunidade confraternizar juntamente com seus filhos”, resume o prefeito Valério José Esquinatti.