Temperatura agora:   14.1 °C   [+]

Sancionada lei prevendo que estudantes de Taquara cantem três hinos por semana

O prefeito de Taquara, Tito Lívio Jaeger Filho (PTB), sancionou o projeto de lei aprovado na segunda-feira (19) pela Câmara de Vereadores exigindo que os estudantes da rede municipal terão que cantar três hinos por semana. O texto prevê a execução do Hino Nacional Brasileiro, Hino Rio-Grandense e do Hino a Taquara nas escolas pelo menos uma vez por semana durante todo o período abrangido pelo calendário escolar.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




A legislação foi proposta pelo vereador Guido Mário Prass Filho (PP), presidente do Legislativo. Segundo a matéria, são objetivos da lei que os estudantes conheçam os três hinos, valorizem as músicas e compreendam o seu significado. Também propõe desenvolver o senso de patriotismo, criar no ambiente escolar um universo de respeito e amor à pátria. Outro objetivo é de que os estudantes compreendam a postura adequada no momento de execução dos hinos.

Comentando o assunto nesta quinta-feira (22), em entrevista ao programa Painel 1490, da Rádio Taquara, o secretário municipal de Educação, Antônio Edmar Teixeira de Holanda, reforçou que o assunto será discutido com as direções escolares em relação a como se dará a implementação. São diversas questões a serem trabalhadas, como, por exemplo, os horários em que ocorrerá a execução dos hinos, além das estruturas de sonorização.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Na mensagem ao projeto, o vereador Guido disse que as escolas têm um importante papel na sociedade, formando cidadãos, por isso a importância de resgatar o respeito e o amor aos três hinos, além do aprendizado e resgate do civismo, para uma sociedade com bons costumes e patriotismo. Na Câmara, o único voto contrário foi da vereadora Mônica Facio (PT), que defendeu a importância do patriotismo, mas disse que questões ligadas ao funcionamento das escolas devem ser decididas no ambiente democrático de cada educandário pelas suas próprias gestões.