Secretaria de Meio Ambiente encontra lixo industrial em Igrejinha

Polícia

Materiais estavam abandonados na rua Tristão Monteiro.

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Igrejinha, juntamente com a Secretaria de Obras, encontrou resíduos sólidos da indústria calçadista desovados a céu aberto no município. Os materiais estavam abandonados diretamente sobre o solo na rua Tristão Monteiro, no trecho que liga Igrejinha a Taquara. A ação aconteceu na semana passada, dia 13 de novembro.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




Dentre os materiais, havia couro, sintético, espuma, dublados com EVA e outros resíduos característicos da indústria coureiro calçadista. Eles foram abandonados por um longo trajeto, em sacos e em uma queimada realizada em determinado ponto. Desta forma, incidindo chuva e sol, segundo a secretaria, os materiais causaram contaminação de água subterrânea, solo, havendo geração de chorume, mau odor e grande impacto visual.

Durante o processo de verificação do crime ambiental houve a identificação da empresa responsável, através de vários documentos encontrados, inclusive constando o endereço. O proprietário do material será autuado pela fiscalização ambiental do município e deverá arcar com os custos da correta destinação dos resíduos industriais que serão pagos pela municipalidade. Foram encontrados, ao todo, aproximadamente seis metros cúbicos de resíduos – volume correspondente a uma caçamba de caminhão toco.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE