Secretaria de Saúde de Taquara faz um alerta aos pais sobre a importância do teste do pezinho

Teste deve ser realizado entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê.

Recomendado pelo Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), o teste do pezinho deve ser realizado entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê. Devido a uma análise feita na Unidade Básica de Saúde (UBS) Piazito – responsável pelos atendimentos em pediatria e sala de vacinação, de que muitos pais não estão levando seus bebês recém-nascidos para realizar o procedimento, a Secretaria Municipal de Saúde de Taquara divulgou um alerta sobre a importância deste exame, que pode detectar precocemente e tratar doenças como hipotireoidismo congênito, doença falciforme, entre outras.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


De acordo com a coordenadora do Posto Piazito, Raquel Fabiana Peixoto, o teste do pezinho é o um exame de sangue – oferecido gratuitamente na rede pública de saúde, que permite o diagnóstico precoce de doenças surgidas na gravidez ou nascimento e que não apresentam sintomas no período neonatal. “Este exame é fundamental para a prevenção e desenvolvimento de doenças que podem levar à deficiência intelectual e causar inúmeras outras sequelas à saúde da criança, como fibrose cística, fenilcetonúria, e diversas outras”, informa Fabiana.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O secretário municipal de Saúde de Taquara, Vanderlei Petry, alerta os pais para que levem seu bebê até a UBS Piazito, entre o terceiro e quinto dia após o nascimento para, em caso de confirmação de alguma doença, possa se iniciar o tratamento antes do aparecimento dos sintomas, evitando assim o atraso no desenvolvimento da criança e até o óbito. “Quanto mais rápido for identificada alguma doença no recém-nascido, mais rápido será o início do tratamento e, consequentemente, maior será a possibilidade de evitar sequelas”, ressalta Petry.

Em Taquara, o teste do pezinho deve ser feito na UBS Piazito, todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 11h. A UBS Piazito fica na rua Henrique Bauerman, 2870, no bairro Jardim do Prado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3542-1020.