Secretaria de Saúde de Taquara realiza ações de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis

Conscientizações começaram a ser realizadas neste domingo (1º) no Parque do Trabalhador.

A Secretaria de Saúde de Taquara está realizando a campanha Dezembro Vermelho, iniciativa nacional de prevenção ao vírus HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. Neste domingo (1º), no Parque do Trabalhador, foi realizada uma ação com a oferta de testes rápidos de HIV. Já nesta terça-feira (3), a partir das 8h30min, no Centro Educacional Índio Brasileiro Cezar (antigo Cine Viena), haverá uma roda de conversa com conscientização a respeito das doenças e a prevenção ao preconceito.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Segundo Carina Ribeiro, enfermeira da Secretaria de Saúde e responsável pela educação continuada dos agentes comunitários de saúde (ACS), o foco principal dessa ação, realizada em um espaço publico frequentado por taquarenses e também pessoas de outras cidades da região, é ampliar a prevenção da Aids e promover diagnósticos precoce da doença. “Não há restrição ou orientação especial para realizar esse teste, que é muito seguro. O resultado, que fica pronto em 15 minutos, será passado com total discrição a cada pessoa que decidir realizá-lo”, assegurou Carina.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que os testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C estão disponíveis durante todo o ano, em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) de Taquara, na região urbana e no interior, de forma totalmente gratuita. Interessados em realizar esses testes devem solicitá-los na UBS de seu bairro ou localidade.

Assista entrevista sobre a campanha: