Segunda formatura do ano no Proerd em Taquara mobiliza 350 estudantes

Educação

Alunos participaram de programa da Brigada Militar voltado à prevenção das drogas e da violência.

Alunos de diversas escolas da rede de Taquara prestam juramento na formatura do Proerd. Vinicius Linden/Jornal Panorama

Com uma empolgação contagiante, cerca de 350 estudantes participaram, nesta sexta-feira (7), da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A iniciativa é desenvolvida pela Brigada Militar, que percorre as escolas, ministrando as aulas no quinto ano do ensino fundamental. A formatura deste final de ano foi a segunda de 2018, relativa ao segundo semestre. Com isso, o Proerd, neste ano, alcança o número de 750 alunos atendidos, uma vez que, no primeiro semestre, outros 400 participaram do programa. A solenidade aconteceu no auditório principal do Centro de Eventos das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Soldados Maycá e Carla são instrutoras do Proerd em Taquara. Divulgação

Realizado há 17 anos em Taquara, o Proerd percorre as escolas, em um trabalho liderado pelas instrutoras Daniela Maycá, Carla dos Santos, além do instrutor Eduardo Vieira. Todos são soldados da Brigada Militar e, nas salas de aula, se transformam em professores, ministrando noções de prevenção à violência e às drogas para os estudantes.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O tenente coronel João Ailton Iaruchewski, comandante do 32ª Batalhão de Polícia Militar (32 BPM), a qual é vinculada a unidade de Taquara da Brigada, enfatizou que a dedicação dos instrutores taquarenses na realização do programa. Disse que o programa é pioneiro dentro da instituição policial, completando 20 anos de realização no Rio Grande do Sul, com mais de um milhão de crianças formadas. “A Brigada Militar elegeu o Proerd como seu principal foco de atuação em termos de prevenção”, reforçou, agradecendo, no caso local, às parcerias para a realização do Proerd, como da Prefeitura, Faccat, Judiciário e escolas. “O programa visa a tornar as crianças pessoas com melhor caráter e personalidade, que digam sempre não a qualquer violência. Este é o compromisso a partir do momento em que começam as 10 sessões”, comentou.

Representando o poder público de Taquara, o vice-prefeito Hélio Cardoso Neto manifestou a importância do programa na formação das crianças e ressaltou o duplo trabalho promovido pela Brigada Militar, que atua na repressão à criminalidade, através das atividades de polícia ostensiva, mas também se dedica à prevenção, em programas como o Proerd. Hélio elogiou, principalmente, os estudantes, e disse que o Proerd faz a sociedade manter a confiança em um futuro melhor. “Uma das funções do poder público é oferecer espaços para a comunidade para que se combata a violência”, enfatizou.

Na cerimônia de formatura, foram premiados os alunos em terceiro, segundo e primeiro lugar nos concursos de redação do Proerd. Além disso, foram escolhidos os destaques do programa no segundo semestre deste ano: Juliana Jonson, da Escola Tristão Monteiro; Fabricio Ávila, da escola Calisto Eolálio Letti; e Laís Fernanda da Silva, da Escola Alípio Sperb. Ainda houve homenagem da Brigada Militar ao secretário municipal de Educação de Taquara, Antônio Edmar Teixeira de Holanda, pelo apoio que sempre prestou à corporação no desenvolvimento do programa. Participaram do evento o presidente da Câmara de Vereadores, Guido Mário Prass Filho, o capitão da Brigada Militar de Taquara, Juliano Cardoso Arali, o coronel Carlos Alberto Prado de Andrade, do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos, e o diretor-geral das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), Delmar Backes.

Alunos destaques do Proerd foram agraciados com premiação na formatura. Vinicius Linden/Jornal Panorama
Secretário Edmar de Holanda recebeu distinção pelo apoio ao Proerd. Vinicius Linden/Jornal Panorama

Leia mais: