Semana da Enfermagem na Faccat oferece oficinas práticas e apresentação de trabalhos

Educação Slide
Autoridades convidadas durante a palestra de abertura da programação. Divulgação/Claucia Ferreira

A 7ª Semana de Enfermagem e 6ª Semana Integrada de Enfermagem das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) está proporcionando aos acadêmicos do curso de Enfermagem e aos profissionais da área a um momento de qualificação. A ação, que tem atividades itinerantes, está ocorrendo em diversos espaços do Vale do Paranhana, Sapiranga e no campus da Faccat.



Os encontros buscam potencializar os indicadores da saúde. Palestras, oficinas práticas, apresentação de trabalhos científicos são algumas das dinâmicas que estão sendo realizadas. A Semana de Enfermagem, que iniciou na segunda-feira, dia 7 de maio, segue até sábado, dia 12. A temática central é o Processo de cuidado como centralidade da Enfermagem. A realização é do curso de Enfermagem da Faccat.

De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem, Claudia Capellari, sempre é importante encher a bagagem de mais sabedoria para atender os pacientes. “ Os pacientes são os nossos principais objetivos. O cuidado científico é fundamental, é essencial. É preciso estarmos sempre atualizados e qualificados para atendê-los”, destaca Claudia.

A Conferência de Abertura

Enfermeira Miriam de Abreu Almeida ministrou palestra no primeiro dia. Divulgação/Claucia Ferreira

Na noite de segunda-feira, durante a Conferência de Abertura, a ministrante foi a mestre e doutora em Educação, membro do Diagnosis Development Committee da NANDA International e referência em Processo de Enfermagem, a enfermeira Miriam de Abreu Almeida. “A enfermagem não é nem mais nem menos do que a profissionalização da capacidade humana de cuidar, através da aquisição dos conhecimentos, atitudes e habilidades apropriadas. É preciso respeito e consideração, englobando a ética”, salienta Miriam.

Já o enfermeiro e presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul, Daniel Menezes de Souza, lembrou que o evento é uma oportunidade de crescimento, de troca de experiência. “ O formato da Semana, que é integrado com outras entidades. É importante se apropriar do saber e otimizar este processo de trabalho é fundamental. Para ser um profissional é preciso qualidade. Todos querem ser atendidos com excelência. É preciso valorizar mais os profissionais da enfermagem”, ressalta.

No cerimonial de abertura participaram ainda o presidente da Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste, professor Nicolau Rodrigues da Silveira; a vice-diretora de graduação das Faculdades Integradas de Taquara, a professora Carine Backes Dörr; e o vice-diretor de extensão da Faccat, professor Dorneles Sita Fagundes.