Sinal de TV analógico será desligado nesta quarta-feira

Em Taquara, apenas três emissoras já efetuaram a migração para o novo sistema.

O sinal de televisão analógico deixará de funcionar na Região Metropolitana de Porto Alegre nesta quarta-feira (14). A partir da zero hora de quinta-feira (15), as emissoras não poderão mais operar por meio deste sistema e terão que fazer as suas transmissões apenas através do sinal digital. A medida ocorre dentro do processo de migração da televisão brasileira e vale, também, para os municípios do Vale do Paranhana.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




Inicialmente, o sinal digital deveria ter sido desligado em 31 de janeiro. Contudo, o prazo acabou sendo prorrogado uma vez que o Rio Grande do Sul não atingiu o índice de pessoas que migraram para o novo sistema, conforme as resoluções do governo. Agora, segundo os responsáveis, não deverá ocorrer nova prorrogação.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


À meia-noite de quinta-feira, o sistema analógico será desativado. De acordo com o técnico da Prefeitura de Taquara, Marcos Winter, as emissoras ainda manterão os transmissores analógicos ligados, até abril, apenas com uma tarja informando que o sistema foi migrado. A programação, no entanto, somente poderá ser exibida no sistema digital. Em abril, o sinal analógico cai fora e fica operando somente o novo modelo de transmissão.

Em Taquara, apenas três emissoras já providenciaram a migração para o sinal digital: a RecordTV, a Canção Nova e a RBSTV. Com isso, na quinta-feira, estarão fora do ar os sinais da Pampa, SBT, Band e TVE. Winter mantém contato com os responsáveis da emissora e todas prometeram a migração, mas ainda não deram prazos definitivos. Segundo ele, assim que novidades forem divulgadas, repassará as informações à comunidade.

O Seja Digital, órgão criado pelo governo que gerencia o processo de migração, orienta que televisores antigos necessitam de um conversar para receber os sinais digitais. Televisões novas, fabricadas a partir de 2010, têm o conversor embutido e já têm acesso ao novo sistema.