DICAS

Supper Rissul espera o verão com Salada no Pote

O prato é assinado pela nutricionista Vanessa Leite.

Com a chegada do verão nos próximos meses, um dos cuidados que as pessoas passam a ter  atenção é com a alimentação. Pratos mais leves são ótimas opções tanto para manter a saúde em dia, como para ficar com tudo em cima. Pensando neste período de altas temperaturas, o Supper Rissul convidou a nutricionista Vanessa Leite para preparar uma salada no pote especial, uma opção prática e bastante completa para o dia a dia.

É possível realizar várias adaptações e trocas nesta receita. “O importante é que essa salada proporciona uma refeição completa e garante a saciedade”, explica a nutricionista Vanessa Leite. De acordo com ela, precisamos que os alimentos nos “conquistem” pelo visual, pelo cheiro e pela mistura de texturas. Além disso, um prato completo possui carboidrato, proteína e gordura e esta salada no pote contempla os requisitos. A nutricionista aproveita para derrubar o mito da maionese: “a versão industrializada e light oferece segurança alimentar e seu primeiro composto é a água, ou seja, é muito leve”. A última orientação de Vanessa diz respeito ao frescor da salada: ela deve ser montada no dia ou no máximo na noite anterior ao consumo. Se fizer com maior antecedência, ela perde a textura (murcha) e pode “azedar”.

Outro ponto importante é a ordem de montagem. Os alimentos mais pesados ficam embaixo; os mais leves, em cima. Por fim, basta colocar o molho de mostarda, limão e maionese como cobertura. E, claro, se não tiver todos os ingredientes, é possível fazer algumas trocas indicadas por Vanessa Leite.

RECEITA: Salada no pote

Ingredientes:

– 4 xícaras de mix folhas (alface americana, alface crespa, alface roxa, rúcula, agrião, etc)


- 7 colheres de sopa de frango desfiado cozido em água e sal

– 4 colheres de sopa de massa integral cozida em água e sal

– 2 beterrabas cozidas e picadas

– 2 tomates picados

– 1 cenoura ralada
- 1 ovo cozido e picado
- 4 fatias de abacaxi in natura em cubos pequenos

– 4 nozes picadas

– 4 colheres de sopa de maionese light

– 1 talo de alho-poró refogado
- 1 colher  de sopa de mostarda

– 2 colheres de sopa de azeite de oliva

– suco de ½ limão

– sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Montar os potes colocando primeiramente o macarrão integral e, depois, o frango desfiado – ambos cozidos na água e sal na véspera (idealmente montar esses ingredientes em temperatura ambiente). Colocar a beterraba cozida (de preferência em temperatura ambiente), a cenoura ralada, os tomates e os ovos picados por cima. Regar com o azeite de oliva. Depois finalizar com as folhas já picadas e misturadas e, acima delas, colocar o abacaxi picado, as nozes e o alho poró refogado. Por fim, deixar o molho de mostarda, limão e maionese no topo.

Trocas:

4 nozes picadas = 4 castanhas-do-pará picadas

7 colheres de sopa de frango desfiado = 9 colheres de sopa de atum enlatado em água

4 fatias de abacaxi em cubos pequenos = 1 laranja em cubos pequenos = 1 maçã (vermelha ou verde) em cubos pequenos

4 colheres de sopa de massa integral = 2 fatias de pão integral assado no forno ou na torradeira em pequenos pedaços