Taquara anuncia diversas ações durante o Setembro Amarelo

Campanha é liderada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Tendo como proposta promover um amplo debate sobre o suicídio, além de orientar a população sobre as dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, e formas de preconceito sobre este assunto que já foi considerado um tabu muito maior do que hoje em dia, a Secretaria Municipal de Saúde de Taquara promoverá diversas ações durante o Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio. A abertura oficial da programação ocorrerá nesta quarta-feira (11).


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




Criada em 2015, a campanha de conscientização Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e que tem a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, dia 10 de setembro, objetivando mais visibilidade à causa.

Durante todo o mês, as unidades básicas de saúde (UBSs) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Taquara realizarão atividades, como palestras com psicólogos, psiquiatras e outros profissionais da área da saúde, que visem ao compartilhamento de informações, estimulando o diálogo e contribuindo para quebrar tabus e abrir espaço para uma maior visibilidade sobre as formas de identificar e prevenir o suicídio.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Na abertura oficial, que será realizada no auditório da Escola Profissionalizante Unipacs, na quarta-feira (11), às 13h30min, serão abordados os temas o “Cenário epidemiológico da violência autoprovocada no estado do RS e a importância da notificação para o desenvolvimento de políticas públicas” e as “Possibilidades e construções coletivas para lidar com o comportamento suicida e autolesivo na infância e adolescência”. A programação do Setembro Amarelo em Taquara seguirá até o dia 27.

Programação:

Dia 03/09 – UBS Eldorado, às 10h;

Dia 06/09 – UBS Fazenda Fialho, às 14h;

Dia 10/09 – UBS Santa Cruz da Concórdia, às 9h;

Dia 17/09 – UBS Pega Fogo, às 9h;

Dia 17/09 – UBS Empresa, às 9h30min;

Dia 23/09 – CAPS I, às 13h30min;

Dia 24/09 – UBS Rio da Ilha, às 9h;

Dia 25/09 – UBS Santa Maria, as 9h30min;

Dia 26/09 – UBS Santa Teresinha, às 13h30min;

Dia 27/09 – CAPS AD, às 10h;

Dia 27/09 – UBS Padilha, às 14h, na Sociedade 14 de Outubro.