Temperatura agora:   14.9 °C   [+]

Taquara anuncia investimento de R$ 5 milhões em pavimentação

Asfaltamento da rua Pascoalina Faedrich. Divulgação / Magda Rabie

A Prefeitura de Taquara anunciou, nesta segunda-feira (27), o andamento de mais uma etapa de obras de pavimentação no município. A realização é possível devido a um financiamento de R$ 5 milhões obtido junto ao Banco de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Badesul). Em um primeiro momento, foram contempladas com o asfaltamento a rua Professora Pascoalina Amoreti Faedrich, no bairro Santa Rosa, e a rua Miguel Bauer, no bairro Jardim do Prado. Já com a pavimentação em pedra irregular são 37 ruas beneficiadas, em diversos bairros taquarenses. A rua Professora Pascoalina Amoretti Faedrich foi a primeira a receber o capeamento asfáltico, já concluído na semana passada (21).


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Segundo o prefeito Tito Livio Jaeger Filho, com a obra da rua Pascoalina, Taquara passou a ter sua primeira perimetral asfaltada de toda a sua história, perpassando por vários bairros da cidade. “Mais uma obra que com muita alegria entregamos a nossa população. Tínhamos o grande sonho de criar uma perimetral, uma via que interligasse os bairros permitindo maior fluidez do trânsito. Em 2013, adquirimos as terras da continuação da rua Picada Gravatá até a faixa de Rolante, conseguimos abrir esta via até a ERS-239, depois seguimos o asfalto da rua Picada Gravatá pela Travessa Santa Rosa até a esquina com a rua João Muratori, em seguida desta, até a esquina da escola e agora finalizamos até a ERS-020. O cidadão pode vir da faixa de Rolante, passar por vários bairros taquarenses e seguir em direção a São Francisco de Paula”, observa o prefeito.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Para finalização total desta rua, aguarda-se o tempo de curamento do asfalto para a inserção dos dois redutores de velocidade e da sinalização de trânsito para a segurança dos pedestres e motoristas.

Segundo a prefeitura, a próxima rua a ser asfaltada é a Miguel Bauer, no bairro Jardim do Prado. Na quarta-feira (22), iniciou-se a drenagem pluvial, para posterior capeamento asfáltico. Também iniciou-se a pavimentação com pedra irregular de trechos das ruas Sarandi, Palmeira das Missões e Santo Antônio da Patrulha, no bairro Empresa, e na sexta-feira (24), as medições começaram a ser feitas na rua Carlos Chagas, no bairro Santa Teresinha. Concomitante, também iniciam os trabalhos, nesta semana, nos bairros Eldorado (ruas Arthur Wallauer, Reinoldo Jaeger, Dauto Inácio dos Santos, Pedro Adriano de Oliveira e Hugo Fischer) e Santa Maria (ruas Cassandra Fritscher e Francisco Freitas).

A administração municipal não divulgou todos os termos do financiamento, como os prazos de pagamento. O projeto de contrato com o Badesul foi aprovado no ano passado pela Câmara de Vereadores de Taquara.

A pavimentação com pedra irregular abrange os seguintes bairros e ruas:

  • Medianeira – trechos das ruas Padre Tomé, Medianeira, Guaranis, Tapajós, Celeste Domingos Sonza e Waldemar da Silva Luz;
  • Mundo Novo – trechos das ruas João Kuplick, Júlio Leitensdorf, Coronel Neves, Francisco Holmer, Ejo Macedo, Mundo Novo, Arno Faiock, Ernesto Bergold, Rodolfo Von Ihering;
  • Tucanos – trechos das ruas 28 de Junho, 24 de Junho e Flores da Cunha;
  • Santa Maria – trechos das ruas Cassandra Fritscher e Francisco Freitas;
  • Empresa – trechos das ruas Sarandi, Palmeira das Missões e Santo Antônio da Patrulha;
  • Santa Rosa – trechos das ruas Dos Metalúrgicos, Dos Bancários, Dos Sapateiros, Dos Comerciários e João Luiz Nicolini;
  • Santa Teresinha – trecho da rua Carlos Chagas;
  • Cruzeiro do Sul – trechos das ruas José Dias da Silva, Abílio Hugentobler e Pedro Oscar Schuck;
  • Eldorado – trechos das ruas Arthur Wallauer, Reinoldo Jaeger, Dauto Inácio dos Santos, Pedro Adriano de Oliveira e Hugo Fischer.