Taquara convida comunidade a participar do Plano Municipal de Mobilidade Urbana

Geral

Consulta pública será promovida em evento na próxima terça-feira (4).

Atendendo à Política Nacional de Mobilidade Urbana, a Prefeitura de Taquara informou que vem elaborando o plano municipal da área. Uma das etapas, para que o projeto seja eficaz, é a participação da comunidade. Para tanto, foi elaborada pela prefeitura uma consulta pública, que será realizada através de um evento, e uma pesquisa de mobilidade por meio da internet.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




A Consulta Pública será promovida na próxima terça-feira, dia 4 de dezembro, às 19 horas, no Centro Educacional Indio Brasileiro Cesar (rua Júlio de Castilhos, 2500). Pretende mobilizar moradores e frequentadores da cidade, explicando as principais características do conceito e aproximando a sociedade da elaboração do plano de mobilidade. Sendo uma oportunidade para contribuir com sua elaboração através do compartilhamento de ideias, experiências e opiniões, o evento objetiva refletir sobre as condições de mobilidade do Município e construir estratégias de curto, médio e longo prazo para sua qualificação e para o seu adequado desenvolvimento nos próximos 20 anos.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Outra forma da comunidade auxiliar na elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana é participando da Pesquisa de Mobilidade, através do link: http://bit.ly/taquaraplanmob. A pesquisa estará disponível até 20 de janeiro de 2019.

Até 30 de abril de 2019, os municípios brasileiros terão que concluir seus Planos de Mobilidade Urbana (PMUs). É o que estabelece a Lei 13.683/2018, publicada em junho, deste ano, no Diário Oficial da União. Quem descumprir a regra ficará impedido de receber recursos orçamentários federais destinados ao setor.

MOBILIDADE URBANA – termo que define o conjunto de deslocamentos de pessoas e bens que acontecem nas cidades, isto é, no espaço onde se dão as atividades sociais e econômicas das pessoas, e onde estas interagem com o meio ambiente. Normalmente, estes deslocamentos são feitos nas vias a pé, de bicicleta, de carro ou de ônibus e visam a realização de uma atividade, tal como trabalho e estudo.