Taquara passará a ter o “Domingo no Parque”


Novo movimento cultural está sendo lançado por entidades e a prefeitura.


Grupo de representantes da Prefeitura e demais entidades discutiu projeto que começa no próximo domingo. Divulgação/Cleusa Silva

Encabeçado pelo Serviço Social do Comércio (SESC) de Taquara, um grupo de representantes da Prefeitura, Senac e Sindilojas se reuniu no último dia 3 para definir detalhes de um novo movimento cultural, que será lançado no próximo dia 15, às 15h30min, no Parque Municipal do Trabalhador. Intitulado “Domingo no Parque”, o evento tem como objetivo principal aproximar a comunidade de Taquara de manifestações culturais diversas, em um local que já é frequentado pela população e que tenha espaço próprio para a realização dessas ações.

Segundo a gerente do SESC Taquara, Fabiane Luiz Oliveira, a ideia inicial surgiu a partir de uma reunião com sua equipe, que sugeriu o nome do evento cultural. Logo em seguida, teve início as tratativas com a administração municipal de Taquara, com a unidade taquarense do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e o Sindilojas Vale do Paranhana. “Nossa intenção é iniciar esse movimento de aproximação da população com diversos tipos de manifestações culturais, em um ambiente que já é amplamente utilizado pela comunidade, visando o convívio social e desenvolvimento intelectual. Teremos também ações de recreação e de bem-estar,”, explica Fabiane.

Para o vice-prefeito de Taquara, Hélio Cardoso Neto, que esteve representando o prefeito Tito Livio Jaeger Filho, o Domingo no Parque servirá também como uma forma de colaborar com o desenvolvimento econômico de pessoas em vulnerabilidade social. “A partir do momento que o evento estiver consolidado, poderemos também criar ações que possibilitem que aquelas pessoas que vivem em pequenas comunidades, através de uma parceria com as associações de bairros e de um cadastro prévio junto à administração municipal, comercializem seus produtos no Parque do Trabalhador”, explica o vice-prefeito de Taquara.

Usando como exemplo o Brique da Redenção, de Porto Alegre, a expectativa é de que essas ações que serão desenvolvidas no Domingo no Parque se tornem um hábito e ganhem identidade própria, à medida que a comunidade vá se tornando protagonista desse movimento cultural. Nesta primeira edição do evento já estão confirmadas as apresentações musicais de Chico Paz e convidados, e a banda Outro Nós; ações de literatura do SESC, como Hora do Conto, Sussurrador de Poesias e Troca-troca de Livros; além de roda de conversação em inglês, promovida pelo SENAC; entre outras atrações.

O primeiro Domingo no Parque será realizado no próximo dia 15, no horário das 15h30min às 18h30min. Se chover, o lançamento será adiado para o dia 22. As próximas edições estão programadas para ocorrerem sempre no segundo domingo de cada mês. Em caso de chuva, as atividades serão transferidas para o domingo seguinte. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3541-2022 ou 3541-2210.

Também participaram da reunião que definiu detalhes para o lançamento do Domingo no Parque o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Dircinei Antonelo; o diretor-geral de Cultura, Paulo Wagner; a diretora-geral de Planejamento e Urbanismo, Josiane da Rosa; a diretora do Senac Taquara, Keyla Lopes Rodrigues; a secretária-executiva do Sindilojas, Sonia Bohnen; além de outros representantes da Administração Municipal e do SESC.

Compartilhar nas redes sociais: