Taquara promove Jornada Pedagógica para profissionais da rede municipal de ensino

Educação

Principal evento da programação acontece nesta quinta-feira (13), com a entrega do Documento Orientador Municipal (DOM).

Palestras dos gestores escolares foram ministradas pelos professores Letícia Horn de Oliveira (com microfone) e Fladhimyr Castello (dir, ao fundo). Fotos: Cleusa Silva/ Divulgação.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE) de Taquara está, desde o início do mês, promovendo a sua Jornada Pedagógica. A programação, que tem como objetivo aperfeiçoar o trabalho dos profissionais da rede municipal de ensino, terá seu evento principal nesta quinta-feira (13), ocasião em que será entregue o Documento Orientador Municipal (DOM).


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




Seguindo o tema “Definindo Metas e Ações para Implantação do DOM”, a Jornada Pedagógica SMECE 2020 iniciou com a formação continuada do setor Pedagógico da secretaria, juntamente com as equipes diretivas das escolas do município, que participaram de atividades realizadas por profissionais das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).

Na segunda-feira (10), reunidos no auditório da Faccat, os diretores, vices-diretores, supervisores, orientadores e mediadores das escolas da rede municipal de ensino participaram de palestras ministradas por Fladhimyr Castello, Letícia Horn de Oliveira e Augusto Parada, professores da Faccat, que abordaram temas como tipos de comportamento, melhores formas de se relacionar com as pessoas, o real sentido do fazer docente, entre outros.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O Secretário Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Taquara, Antônio Edmar Teixeira de Holanda, destaca a importância das atividades de capacitação promovidas por sua secretaria ao longo do ano, principalmente esta etapa de preparação para o novo ano letivo.

“A Jornada Pedagógica SMECE 2020 tem como proposta estimular os profissionais da rede municipal de ensino e fortalecer suas habilidades, tornando-os cada vez mais empáticos e flexíveis as novas diretrizes educacionais, além de ampliar as novas práticas de aprendizagem incluídas no nosso Documento Orientador Municipal (DOM)”, explicou o secretário Edmar.

O encerramento oficial da Jornada Pedagógica SMECE 2020 ocorrerá na quinta-feira, a partir das 8h, no Centro de Eventos da Faccat. A formação geral dos professores da rede municipal iniciará com a palestra do professor Dr. Nino Paixão, que abordará o tema “Ensinando e Aprendendo com Prazer: A Neurociência entra em Ação”, a entrega do DOM, às 14h e, às 15h, palestra com a professora Priscila Pereira Boy, com a temática “Campos de Experiência Infantil e BNCC: Implicações na Prática dos Anos Iniciais até os Anos Finais”.

Na sexta-feira (14), antes da retomada das aulas, os professores das escolas da rede municipal de ensino ainda concluirão sua formação com atividades nos próprios educandários. O ano letivo 2020 de Taquara terá início na próxima segunda-feira (17).