Taquara tem adesão reconhecida ao SUSAF

Com a medida, empresas poderão comercializar produtos de origem animal em todo estado.

A portaria 118/2019 que reconhece a adesão de Taquara ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF/RS) foi publicada, na terça-feira (9), no Diário Oficial do Estado. O documento foi assinado pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural / Adjunto, Luis Fernando Rodriguez Junior.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Assim, ficou determinada à Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal, do Departamento de Defesa Agropecuária desta Secretaria (DIPOA/DDA/SEAPDR) a inserção, no cadastro geral, do Serviço de Inspeção Municipal – SIM, de Taquara. Com esta adesão em vigor, as empresas que se adequarem às regras do SUSAF poderão comercializar seus produtos de origem animal, não apenas em Taquara, mas em todo o estado, partindo apenas da inspeção municipal, ampliando a venda e, consequentemente o seu faturamento.

Segundo o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (SMDEAP), Dircinei Antonelo, o grupo de servidores do município teve importante participação nesse processo. “Temos que elogiar as ações dos veterinários que tiveram ações direta juntos aos estabelecimentos registrados no SIM, é uma valiosa conquista para a administração municipal, uma reivindicação antiga que hoje comemoramos. Agora é buscarmos a adequação dos estabelecimentos”, reforça Antonelo.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O atual secretário da (SMDEAP), Adelar Marques, salienta que o SUSAF é uma conquista muito importante para o Município e para o ramo agropecuário. “Desta forma, o Município oportunizará às empresas venderem seus produtos para todo o Estado, aumentando a sua lucratividade, e, assim, podendo gerar mais empregos para os nossos trabalhadores”, relata Marques.

Produtores interessados em ingressar no SUSAF devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária para receber orientações e encaminhar a habilitação. A secretaria está localizada junto à Prefeitura, na rua Tristão Monteiro 1278.