ESPORTE

Taquarense irá representar o país em campeonato de Padel no Chile

Isadora Borges conquistou uma das duas únicas vagas, da categoria, para o torneio.

Marcado para os dias sete, oito, e nove de dezembro, o Torneio Sul Americano Amador de Padel, que acontecerá na cidade de Viña Del Mar, no Chile, terá uma taquarense representando o Brasil. Isadora Borges Zwetsch, 24 anos, joga pela Academia do Padel, de Taquara, e garantiu uma das duas únicas vagas da terceira categoria feminina, quando venceu a seletiva de Bento Gonçalves, com a dupla Francielle Gaspar, de Rio Grande.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




Desde que iniciou no Padel, Isadora já obteve os seguintes títulos:
– Campeã estadual da 3a categoria feminina, em Porto Alegre;
– 3 vice campeonatos, na 5a categoria masculina, nos torneios na Academia do Padel, em Taquara;
– Vice campeonato de duplas mistas, em Taquara;
– Campeonato de duplas mistas, em Taquara;
– Vice campeonato, no torneio, em Porto Alegre ;
– Vice campeã brasileira, na 2a categoria fem., em Curitiba;
– 2018 2 campeonatos estaduais de Padel, na 2a categoria fem., em Santa Cruz do Sul e em Caxias do Sul;
– 2018 Campeã da seletiva para o Sul Americano, no Chile; Foto: Divulgação.

A jovem que, além de atleta, é designer de interiores, se divide entre os treinos de padel e os projetos do escritório de arquitetura que ela mantém com a mãe. Mas diz que tudo está valendo a pena, e ela se sente confiante para encarar a competição. “Tenho treinado muito, ao longo deste ano, e minha expectativa é a melhor possível. Sinto-me orgulhosa por poder representar o Brasil e, sem dúvidas, quero trazer a taça”, disse ela.

Segundo Isadora, chegar ao pódio da competição não representa, para ela, um mero desejo, mas empenho e determinação. São três treinos por semana, com o Grazziani Manzzoni, além dos jogos treinos, na Academia do Padel. Rotina que, segundo ela, será reforçada neste mês, com as aulas do atual presidente da Federação Gaúcha de Padel, André Morroni.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Inspiração familiar

Isadora conta que sua história com o esporte não é de hoje. “Cresci acompanhando meus pais e minhas irmãs nos jogos de padel, também pela Academia do Padel”, conta. No entanto, a prática e os campeonatos dela tiveram início no Tênis, aos 12 anos. Seguiu até os 20 anos, disputando campeonatos, estaduais, nacionais e até internacionais. Chegou a representar, com o Tênis, o Rio Grande do Sul em cinco torneios das Federações, mas foi no Padel que ela descobriu sua verdadeira paixão. Conquistou campeonatos já nas primeiras experiências, “quando ainda jogava de brincadeira”, conta ela.

Foi após um ano sem jogar, período dedicado com exclusividade para a faculdade, que o Padel conquistou, definitivamente, Isadora. “No final de 2014 comecei a jogar, na Academia do Padel, seguindo os passos dos meus pais e das minhas irmãs. No início as paredes me incomodavam bastante. Eu não sabia usá-las, mas, buscando resultados, decidi melhorar meu jogo”, relatou. Disse que em 2016 começou a treinar com o atual técnico da seleção portuguesa, Gervasio Del Bono, e no ano seguinte como técnico da seleção brasileira de Padel, Marcelo Russowsk. “Cresci muito, como atleta, com o apoio desses dois profissionais”.

Isadora com a dupla, em Alegrete. Foto: Divulgação.

Ainda em 2017, Isadora disse que também começou a treinar com o atual técnico, Manzzoni. “Tive uma melhora absurda no meu jogo. Cheguei a treinar todos os dias para alcançar meus objetivos. Agora busco me aperfeiçoar ainda mais, amo o esporte, amo competir, amo o Tênis, mas minha verdadeira paixão é o Padel”, expressou Isadora, acrescentando que atualmente ocupa o primeiro lugar, na segunda categoria feminina, do ranking gaúcho de Padel.

Sem patrocínio, Isadora é quem arca com todas as taxas de inscrição e despesas de viagens. Diz que o apoio da família e do treinador é fundamental. “Eu agradeço aos meus pais, Arthur e Valeria, por sempre acreditarem em mim e estarem sempre dispostos a me acompanhar nos treinos e nos campeonatos, me dando força e não medindo esforços para realizar meus sonhos. Agradeço a toda a minha família e meu treinador, pelo apoio e torcida incondicionais. E se alguma empresa tiver o interesse de me apoiar na próxima viajem, pode me contatar pelo e-mail isa.zwetsch@yahoo.com.br, ficaria muito feliz!”