Toffoli volta atrás e DPVAT será cobrado com redução de valores

Geral

Seguradora Líder divulgará na sexta-feira (10) como restituirá quem já pagou valor maior.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, atendeu a um pedido da União e restabeleceu, nesta quinta-feira (9/1), a redução de valores do Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), prevista pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), ligado ao Ministério da Economia.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O DetranRS informou que aguarda orientação da Seguradora Líder, responsável pela administração do DPVAT, e recomenda que, se possível, o cidadão gaúcho aguarde a mudança de valores ser confirmada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e efetivada na rede bancária conveniada. A expectativa é de que os novos valores estejam disponíveis para pagamento nos bancos a partir da próxima segunda-feira (13/1). A Seguradora Líder informou que, nesta sexta-feira (10), divulgará os procedimentos para os contribuintes que pagaram o valor maior conseguirem a restituição da diferença.  

O Seguro Obrigatório é um dos itens que compõe o licenciamento de veículos, junto com IPVA, taxa de expedição do documento e multas vencidas (quando houver). Para realizar os pagamentos no RS, não há guia ou boleto, basta informar a placa e o Renavam do veículo na rede bancária conveniada. Os interessados em antecipar o IPVA, em razão dos descontos oferecidos, podem efetuar normalmente o pagamento do imposto e da taxa do documento. A emissão do certificado de licenciamento (CRLV), no entanto, ficará pendente, aguardando a quitação do DPVAT. 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


É possível consultar a situação do seu veículo e os valores a pagar na Central de Serviços do DetranRS, acessível pelo site ou no link IPVA e Licenciamento 2020. Após licenciado o veículo, o documento digital (CRLV-e) já poderá ser gerado em qualquer smartphone pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, tendo o mesmo valor jurídico do documento impresso.

O calendário de licenciamento de veículos do DetranRS para 2020 começa a vencer no mês de abril e os prazos terminam em julho, conforme o dígito final da placa. O prazo máximo para a quitação do Seguro Obrigatório é o mesmo de vencimento do IPVA ou, quando o veículo é isento do imposto, no vencimento do licenciamento:

Calendário de Licenciamento de Veículos para 2020
Calendário de Licenciamento de Veículos para 2020