Uma fruta, muitos benefícios: melancias, derivados e outros frutos da estação são comercializados na Feira em Taquara

Cultura e Lazer

Aberta na manhã desta sexta-feira (03), a programação segue até dia três de fevereiro. Confira os benefícios do consumo da melancia.

Fotos: Jéssica Ramos/ Jornal Panorama.

Aberta na manhã desta sexta-feira (03), a programação da Feira da Melancia de Taquara segue até o dia três de fevereiro, sempre das 8h às 20h, na Rua Coberta – Federação. No local, são comercializados, além da fruta in natura produtos derivados, como sucos e picolés, e também outros frutos da estação.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O produtor Carlos Henrique Beier, de Morro Negro, participa da programação da feira pela primeira vez. Disse que, em função da estiagem, os agricultores perderam muitas frutas no ano passado, mas a participação na feira não foi comprometida graças a parcerias entre os produtores. Na tenda de Carlos, por exemplo, são comercializados frutos e derivados de mais de um agricultor.

Na tenda de seu Eraci da Silva, que participa da Feira da Melancia de Taquara, desde a primeira edição, também é possível encontrar produtos coloniais, mel e remédios caseiros a base de cachaça e chás. Mas a melancia, sem dúvidas, é a estrela da barraquinha, segundo ele. O agricultor destacou que o diferencial do evento de Taquara é que as frutas são todas produzidas no município. É garantia de qualidade, já que as frutas saem direto da lavoura para as mãos do consumidor.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O preço também é um dos atrativos do evento taquarense, conforme descreveu o público local. Marco Antônio Cerveira, que passava pela Rua coberta, aproveitou para garantir a compra. Disse que a família gosta de melancias e a diferença de valor entre a Feira e o mercado é considerável. E se o valor dos frutos faz a diferença na hora de negociar, uma novidade da Feira deste ano é que alguns produtores estão aceitando cartões de crédito e débito.

Produtos coloniais, grãos e outros frutos da estação também são encontrados na Feira da Melancia.

Benefícios da melancia para a saúde:

Fonte: tuasaude.com

Composta por 92% de água e 6% de açúcar, a melancia é um alimento considerado um excelente diurético natural, sendo rica em potássio e magnésio. A quantidade de água encontrada na fruta ajuda a hidratar a pele e os cabelos. Confira, abaixo, outros cinco benefícios do consumo da melancia:

  • 1 – Auxilia no emagrecimento – é pouco calórica e pode substituir sobremesas;
  • 2 – Fortalece as defesas do corpo – é uma excelente fonte de vitamina C;
  • 3 – Protege a pele do sol – possui licopeno, que é um antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres;
  • 4 – Melhora o intestino – tem boas fibras e água que aumentam o bolo fecal;
  • 5 – Ajuda a fortalecer os ossos – é uma boa fonte de cálcio.
Comentários