Defesa Civil alerta para risco de temporal e cheias nesta terça (07) e quarta-feira (08)

A formação de um novo ciclone extratropical sobre o leste do estado e a costa gerou o alerta, divulgado pelas autoridades meteorológicas, relacionado a todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, para esta terça (07) e quarta-feira (08). Em Igrejinha, a Defesa Civil chamou atenção para ocorrência de chuvas de intensidade moderada a forte, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. Previsão que é válida para todo o Vale do Paranhana.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



De acordo com a Metsul Meteorologia, o ciclone extratropical, diferente do registrado na semana passada, influencia mais no volume das chuvas do que em temporais com muito vento. Portanto, é importante estar atento aos níveis dos rios e também a ocorrências de deslizamentos, já que o solo está encharcado, não apenas pela chuva desta semana, mas a da semana passada também. De todo o estado, os rios que mais preocupam, segundo a Metsul, são os Taquari-Antas, Caí, Gravataí, Sinos e Paranhana. Os dois últimos correm pela região.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A necessidade de atenção com relação à intensidade das chuvas ainda é reforçada pelo Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet), que colocou o estado sob alerta vermelho nesta terça-feira. A classificação indica chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.

Confira, abaixo, as orientações do Inmet:

  •  Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
  • Observe alteração nas encostas;
  • Permaneça em local abrigado;
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

%d blogueiros gostam disto: