Faccat mais uma vez recebe destaque do MEC com conceito de excelência em ensino

As Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), mais uma vez, estão comemorando os resultados de avaliação nacional do Ministério da Educação (MEC). A instituição conquistou nota quatro, de cinco pontos possíveis, obtendo a classificação de excelência no ensino, conforme as diretrizes do MEC. O indicador ainda posiciona a Faccat entre as seis melhores do país na categoria de faculdades integradas, em um universo com diversas instituições espalhadas por todo o Brasil. Não é a primeira vez que a Faccat conquista este índice de pontuação nas avaliações do MEC.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



“Eu acho que é uma satisfação, não apenas para a Faccat, como para Taquara, mas para toda a região. E, quando falo em região, cito além do Vale do Paranhana, mas também parte do Sinos e da Região das Hortênsias, que possuem um bom número de alunos na Faccat. Para todas essas pessoas, deve ser uma alegria este aspecto positivo da instituição”, comemorou o professor Delmar Backes, diretor-geral da Faccat, em entrevista ao programa Painel 1490, da Rádio Taquara, nesta terça-feira (7). Segundo o professor, um dado interessante do último processo vestibular, por exemplo, é de que o segundo município com o maior número de inscritos foi Sapiranga e Campo Bom se situou bem próximo. Isso indica que, embora o maior número de estudantes seja proveniente do Vale do Paranhana, sede da instituição, a Faccat tem aumentado a procura de acadêmicos de outras regiões próximas a Taquara.

Explicando o conceito quatro obtido, em uma nota de zero a cinco, o professor Delmar lembrou que o grau de exigência deste tipo de avaliação do MEC é expressivo. Entre as composições da nota, não apenas o Enade, um exame realizado pelo ministério, é considerado. O Índice Geral de Cursos (IGC) leva em conta as provas, a infraestrutura da instituição, como laboratórios e a outros itens do campus, e a qualificação do corpo docente. Na Faccat, os professores têm mestrado e a maioria já possui doutorado. “Além destas avaliações, temos análises de cursos especificamente, onde há visita inloco de pesssoas do MEC. E, em vários cursos, a Faccat conquistou a nota máxima, cinco”, reforçou o professor, atribuindo os resultados à qualificação dos professores, ao interesse dos alunos, à participação dos funcionários e à própria comunidade, através dos trabalhos de extensão mantidos pela Faccat.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O professor ainda reforçou um papel importante da instituição de Taquara, levado como filosofia própria da Faccat, de ir ao encontro do acadêmico, motivá-lo para continuar nos estudos. “Se nós somos uma instituição comunitária, nós queremos o desenvolvimento das nossas regiões, e ele depende das pessoas, que são preparadas através da educação. Começa na educação básica, no ensino médio e o ensino superior, que tem um papel importante na Faccat. Temos que fazer com que os alunos não desistam por qualquer motivo e ajudá-los da forma que for possível”, comentou Backes. O diretor-geral reforçou que a Faccat tem na qualidade o seu diferencial e a busca permanente pela excelência.

Ouça a íntegra da entrevista com Delmar Backes:

%d blogueiros gostam disto: